segunda-feira, 8 de junho de 2009

Blog da Petrobras irrita grande mídia


Nossa! Blogs estão incomodando muita gente. Os grandes jornalões brasileiros estão indignados com o Blog Fatos e Dados, da Petrobrás, lançado recentemente. A ideia da estatal foi aumentar ainda mais os canais de comunicação entre a estatal e a imprensa e, principalmente, publicar esclarecimentos à sociedade sobre muitas bobagens que são veiculadas pela mídia. Afinal, já está se tornando comum os veículos publicarem inverdades e não corrigirem com o devido destaque. Com o blog, a Petrobrás pode desmentir informações e publicar o que considera a verdade dos fatos ou a sua versão dos fatos.
Polêmica - Pois bem, o blog da Petrobrás tem publicado a íntegra das respostas que a empresa fornece aos veículos de comunicação. Aí está a causa principal da chiadeira das empresas jornalísticas que alegam que a estatal está "vazando" no blog informações obtidas por jornalistas, o que significaria, para os veículos, quebra de de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas. No blog, a Petrobrás disse ontem, em nota oficial, que a Petrobras tem liberdade para publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação porque é fonte e detentora dos dados disponibilizados. No campo jurídico, especialistas consultados reafirmam a legalidade de nossa decisão. Cabe-nos, entretanto, ressaltar que a medida não tem como objetivo prejudicar o trabalho dos jornalistas. Com efeito, a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública. Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser.
Concordo em gênero, número e grau com a Petrobras! A Folha de São Paulo, uma das mídias irritadinhas com o blog, tem se destacado em alterar entrevistas com fontes, da maneira que lhe interessa. No momento em que a íntegra dessas entrevistas são publicadas, fica difícil do jornal se justificar de distorções cometidas. É isso aí! Quanto mais informação, melhor! Esta reação ao blog da Petrobras representa um ranço com os blogs de maneira geral, porque são os blogs que têm desmascarado alguns veículos de comunicação brasileiros.

4 comentários:

  1. Olá, Sil... Eis, aí, um fenômeno interessantíssimo. Digno de estudos. Quem sabe alguém acompanha isso de perto (falo do pessoal da academia, tão preocupado com coisas inúteis ao chão de fábrica - com todo o respeito). Estamos diante de um fenômeno que vai abalar, sim, as estruturas da mídia grandona. (Nem tão) modestamente, também tratei do caso. Se quiser, entre no meu sítio e leia a nota que publiquei na manhã desta segunda: "PRESTA ATENÇÃO. Vai mudar a relação da mídia com as fontes. Será bem mais difícil manipular".

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  2. Acabei de ler de teu texto, Claudemir. O assunto bombou nos blogs hoje. Tua visão parece semelhante à minha, mas há muitos blogueiros que estão achando bem arriscada esta atitude da Petrobras, de colocar tudo no blog. EU concordo contigo sobre a mudança da relação entre mídia e fontes. Com as novas mídias digitais, as pessoas tem o acesso às fontes bem mais facilitado.
    abraço

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  3. Acabei de ler comentário sobre esse fato no blog www.idelberavelar.com, a partir de outro blog, o do Nassif. Também fiquei impressionada com o conjunto de informações. O fato em si talvez não seja tão impressionante, mas ele foi capaz de mostrar, bem às claras, a mudança radical que estamos vivendo com as novas redes de informações, novas redes sociais de produção, disseminação e proliferação das informações e conhecimento. Acabou a MEDIAÇÃO das informações por grandes centros emanadores das notícias. A proliferação das fontes e dos pontos de emanação de informação e conhecimento vem retirando, progressivamente, qualquer relação de representatividade das grandes empresas corporativas de jornalismo face a sociedade/população. São os próprios atores/produtores/fontes, agora, numa relação direta, construindo a nossa própria persepção da realidade, dos fatos, dos acontecimentos. É incrível o que estamos vivendo.

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  4. Ai, ai. Errata: troca aí persepção por percepção..
    Eita!

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