sexta-feira, 19 de junho de 2009

Palhaços com registro?

Jornalistas diplomados e estudantes de Jornalismo estão revoltados mesmo com a decisão do STF de desobrigar a exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Será que eu deveria estar também? Não sei, mas não estou. Enfim...
Recebi um email chamando para um ato, sábado, na Praça Saldanha Marinho, às 10h, em protesto à decisão do Supremo. Vejam a chamada que me chegou por email:

CIRCO CONTRATA PALHAÇOS REGISTRADOS OU APRENDIZES!!
De jornalistas profissionais a palhaços com registro
E queremos ver o circo pegar fogo!
Venha e participe!
Faça cópias do seu diploma, vista seu nariz de palhaço e defenda a profissão.
(Cópias do histórico acadêmico também valem!!)
Sábado, 20/06 10h
Praça Saldanha Marinho - Santa Maria.

O email é assinado pela jornalista Ana Cristina Bittencourt, formada pela Unifra e autora do blog http://www.cemmeiaspalavras.blogspot.com.
Fica aí o convite para quem quiser ir lá "defender a profissão", hehe. Levem seus diplomas ou histórico acadêmico no caso dos estudantes. Acho engraçado os estudantes de jornalismo ficarem indignados. São os primeiros a aceitar trabalhar como estagiários ou colaboradores nos veículos de comunicação, receber menos da metade do piso, tirar o trabalho de profissionais formados com o argumento "tenho que praticar". Depois se formam e vêem vagas serem ocupadas por outros estagiários. Os estudantes de jornalismo que já estão trabalhando como jornalistas devem estar felizes, pois estão usufruindo do direito de trabalhar na área sem diploma. Estes não têm motivo para ficarem indignadinhos. Aqui em Santa Maria, há estudantes já atuando como jornalistas, produzindo reportagens, apresentando programas...Agora são jornalistas, não diplomados, exercendo um direito que lhes cabe e que acaba de ser autorizado pelo Supremo.
Como a categoria dos jornalistas é muuuuuuuito mobilizada, estou surpresa para ver o protesto de sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário