sábado, 20 de junho de 2009

Estudantes e professores protestam no centro contra decisão do STF


"STF não vale nada! Jornalista sem diploma é palhaçada". Esta foi uma das frases entoadas por estudantes de jornalismo e professores no protesto realizado na manhã desse sábado no centro de Santa Maria. Surpreendeu-me a quantidade de estudantes e a mobilização do pessoal. Com narizes de palhaço, alunos do curso de Jornalismo da Unifra e da UFSM mostraram sua indignação com a decisão do Supremo de tirar a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Professores do curso de Jornalismo da Unifra engrossaram o coro do protesto. Não vi professores da UFSM. Durante a caminhada pelas principais ruas do centro, foram distribuídos materiais informativos à população, entre eles, a carta à comunidade, dos professores da Unifra, publicada neste sábado nos dois jornais locais. O texto divulgado fala qualidade da informação que, conforme os docentes, está atrelada à formação universitária. Um trecho da carta diz assim: Fazemos um apelo à sociedade para que esteja atenta aos processos que compromentem a qualificação dos profissionais do jornalismo. Leitores, telespectadores, ouvintes e internautas têm direito à informação plural e de interesse público, apurada por profissionais que acreditam e buscam o conhecimento teórico, técnico e ético nos bancos universitários.
Foi interessante o protesto. As pessoas recebiam o material, liam, queriam saber o que estava acontecendo. Muitas não sabiam do que se tratava. Não é sempre que a gente vê os estudantes de jornalismo mobilizados para alguma coisa.

Curiosidades -
-Deputado Paulo Pimenta, que é formado em jornalismo, acompanhou o ato, inclusive se manifestando no megafone.
-Veículos de comunicação cobriram o protesto. Estavam lá RBS, Pampa. Diário...A Pampa, óbvio, entrevistou o Pimenta.
-Professora da Unifra me disse que esperava que o curso de jornalismo da UFSM e o Mestrado em Comunicação da Federal se manifestassem também. No entender dela, se omitiram.
-Ouvi uma conversa engraçada de dois vendedores de jornais. "Agora nós tudo semo jornalista", disse um deles. Hahahaha...

7 comentários:

  1. Eu queria ter ido ao protesto, mas acabei não conseguindo. Tu sabe, Sil, que apesar de defender a obrigatoriedade do diploma, eu até entendo alguns argumentos de quem tem opinião contrária. Mas, não deixo de estar indignada. Dizer que a lei feria a liberdade de expressão é balela. Fico P da vida quando falam que a lei tinha vício de origem por ter sido "um decreto da ditadura". Outra coisa que me irrita é comparar o Brasil com outros países que não exigem o diploma. Sabemos que a educação por aqui é um problema, e como disse o Flávio Fachel, devemos exigir jornalistas "minimamente formados". Mas, fazer o que? Agora temos que lutar junto ao Congresso para exigir uma nova regulamentação. Afinal, deixar assim sem critérios o exercício da profissão é que não dá. Acho que a decisão do STF foi um retrocesso pra nós.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me Silvana. Tu não deves ter ficado muito tempo por lá: eu estive lá. E mais, convidei meus colegas para participarem (em especial a coordenadora do curso e chefe de departamento, que podiam convocar o restante). O fato de não estar lá quando você estava, não significa que a UFSM não esteve representada.
    Abraço

    Rondon

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, então, Rondon. Não te vi mesmo. Eu fiquei até as 11h15, por aí. Eu não disse que a UFSM não estava representada, pois havia alunos lá.

    ResponderExcluir
  4. FEz publicidade pra Gang, hehehe. Puro Merchã!!!!

    ResponderExcluir
  5. que merda, não gostei que saiu a Gang. As fotos ficaram ruins...não tinha o que por

    ResponderExcluir
  6. conheço muitas gerações de filhotinhos da fracos,ufsm,e da unifra,e posso garantir que estas istituições não garantem a qualidade do jornalismo,aposto q os profs da unifra foram juntos pra salvar o pão de cada dia,fazer média com as freiras,antes era o exercito exigindo diploma,agora são os estudantes univeso otários,conheço o jornalismo da unifra de perto,e ele é muito falho.
    braziliano...beijo silvana

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Braziliano. O pessoal acha que com quatro anos de faculdade, já sai prontinho para ser jornalista. Alguns já trabalham desde o primeiro ano de faculdade. Nada contra, mas agora quem fizer isso vai estar legitimando a decisão do Supremo, estarão atuando como jornalistas sem o diploma.

    ResponderExcluir