quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um mundo de especulações

Os especialista em aviação nunca foram tão procurados em suas vidas. Aliás, já foram sim, na cobertura do acidente da TAM. Cada um deles se arrisca em uma explicação inédita para explicar o que teria acontecido com o avião que desaparece com 228 passageiros.
Além de ver as mesmas imagens, as mesmas entrevistas, durante a semana, ouvi váááááárias causas do acidente. Registro algumas:

-o avião foi atingido por um megaraio (parece que esta já está descartada porque seria impossível um avião daquele tamanho ser vencido por um raio)
-o avião se desintegrou no ar sem causa aparente (essa é boa!)
-o avião se chocou contra um granizo gigante (nossa!!!essa eu ouvi hoje no rádio)
- o avião passou no meio de uma supertempestade e não aguentou o tirão (essa é uma das mais comuns)
- o avião foi atacado por mísseis de algum lugar, num ataque terrorista (chegaram a falar da hipótese no primeiro dia de cobertura jornalística)
-o avião estava com um contâiner solto dentro dele que pode ter se chocado com alguma coisa e provocado uma explosão
-pássaros na turbina; falhas nos motores
- o avião foi vítima de controladores de tráfego aéreo brasileiros incompententes (essa é a versão do motorista do Legacy, aquele avião que desligou o transponder e se chocou com o da Gol)
-o avião foi vítima de uma política falha do governo Lula em relação à estrutura dos aeroportos e do sistema de aviação (essa é uma causa não diretamente relacionada ao acidente, mas que sempre é lembrada por alguém).

Mistério....e deleite dos jornalistas. Competição: quem vai descobrir primeiro, quem, quem?

4 comentários:

  1. hehehehe.. e vc esqueceu de uma pauta óbvia de todos os jornais, nessas circunstâncias: entrevistas com aqueles que nããão viajaram nele e, portanto, estão salvos... Vi pelo menos três delas, em veículos diferentes. Ah, aproveito a deixa para sugerir a leitura de um artigo - que publico nesta madrugada - do Roberto Garcia (o cara que melhor faz pesquisa neste estado) sobre a manipulação das pesquisas da ZH, do Datafolha e do Sensus, divulgadas entre domingo e terça. É muuuito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem a alternatica de todos os ocupantes aparecerem na próxima temporada do LOST ( é a versão que mais se comenta ) e tudo não passar de uma super-hiper-mega promoção da série...
    Bom mesmo foi ver a tentativa de conversa do casal Boner com um coronel da aeronáutica numa entrevisa ao vivo sobre as especulações do acidente... o Véio coronel ou era muito surdo ou as geringonças de telecomunicação da tv globo pifaram na hora. Mas rendeu boas risadas, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Hehehehehe
    É engraçado mesmo. O Paulo Henrique Amorim até comentou, no blog dele, uma coisa que observei na segunda-feira: os debates da Globo News com os apresentadores sugerindo uma "causa do acidente" ou "um responsável pela tragédia" a cada minuto.
    Deve ser difícil resistir a tentação de manter a bola no ar por horas a fio...

    Beijos, colega.

    ResponderExcluir