terça-feira, 16 de junho de 2009

O (di)lema do (di)ploma


Parece que hoje o STF poderá votar a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Confesso que sobre este assunto estou sempre em cima do muro. Como jornalista formada, tendo a defender o diploma, mas não sei se este não é um sentimento bem capitalista mesmo, a favor da reserva do mercado, uma espécie de prepotência minha, de querer que as pessoas estudem antes de sair por aí dizendo que são jornalistas. Confesso novamente que me irrito um pouco quando um radialista, por exemplo, não formado, vem dizer para mim que é um jornalista. Mas são neuras minhas. Tendo a pensar diferente quando leio textos como o do Túlio Vianna, publicado no blog dele nessa terça-feira. Tem umas coisas ali que não concordo. Ele restringe a atividade a uma questão de talento e eu não acredito que seja assim. Mas, há outros argumentos interessantes a favor da não obrigatoriedade do diploma. E vale a pena ler os comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário