terça-feira, 3 de agosto de 2010

Das Weisse Band

Dramas, crimes, silêncios, opressão e muuuuito mistério compõem a narrativa de A Fita Branca, filme da Alemanha, França, Itália e Áustria. Fui vê-lo ontem. E gostei.
Preto e branco. Sem trilha sonora. Música somente dos instrumentos que são tocados pelos personagens. A história se passa numa aldeia de camponeses na Alemanha, em 1913. Estranhos acidentes começam a acontecer e revelam um mundo de pecados familiares, punições, opressões religiosas e morais. E inocência. Cenas delicadas, principalmente envolvendo as crianças, aliviam um pouco a violência existente.
Das personagens esperamos reações. Mas elas não vêm.

O branco do filme intensifica o clima opressivo, tal como a ausência de música.
Final aberto. Pois estamos limitados ao que o narrador nos conta e ele não presenciou tudo. Quem gosta de ver tudo solucionado, melhor não ir ver.
Reflexivo. Instigante. Atuações ótimas. O rosto e a expressão das crianças do filme são fascinantes.
A Fita Branca (Das Weisse Band) está passando na Movie Art Cinema, no SM Shopping. Somente lá. Às 20h30. Provavelmente deve ser sair de cartaz na sexta-feira.




2 comentários:

  1. Punk!!! Esperei o filme todo pra que no final ficasse claro o mistério, e pelo contrário, ele fez com que tivesse as interpretações mais absurdas no fim. Mas curti também, trama massa, ótimas interpretações, suspense do bom. Segunda-feira fria bacana com a sister monga.

    ResponderExcluir
  2. OI SILVANA TUDO BEM?VI SEU COMENTARIO SOBRE A FAMILIA DALMASO DE ALGUM TEMPO ATRAS,E QUERIA FAZER UM COMENTARIO.EU FUI CRIADA ATE OS MEUS 9 ANOS POR UM DALMASO,MAIS MINHA MAE SE SEPAROU DELE E CASOU OUTRA PESSOA,AI NOS MUDAMOS PARA MINAS GERAIS E NUNCA MAIS OUVI FALAR DELE.ALGUNS ANOS ATRAZ DESCOBRI QUE ELE MORREU,FIQUEI MUITO TRISTE POIS EU GOSTAVA MUITO DELE,E QUERIA TER ENCONTRADO ELE NOVAMENTE,BOM A HISTORIA E LONGA,MAIS A POUCO TEMPO DESCOBRI ALGUNS DE SEUS PARENTES EM UBERABA MG,E FIQUEI SABENDO QUE ELE TINHA SIDO ENTERRADO EM IGARAPAVA MG,NO TUMULO DE SEUS PAIS, QUE SAO DALMASO TAMBEM,O NOME DELE ERA VALDEMIRO DALMASO,BOM VC JA TEM MAIS ALGUMAS PESSOAS AI DA SUA ARVORE,E SO VC ACRESCENTAR AGORA NA ARVORE BJSSSSSSS

    ResponderExcluir