segunda-feira, 30 de agosto de 2010

drugs again

Elerê!!!
O assunto DRUGS está rendendo...Adoro quando comentam.

É polêmico mesmo.
Olha só. Em agosto, o Marcos Rolim, que fala com muita propriedade sobre drogas, violência e sistema carcerário, em sua coluna na Zero Hora, comentou sobre uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo que submeteu 50 dependentes químicos de crack a um tratamento experimental de redução de danos. O grupo foi tratado com maconha e 68% trocou o crack pela maconha. Depois de três anos, todos os que fizeram a troca pararam de usar a droga. Não usaram mais crack ou maconha.Pois bem. No outro dia, a ZH se encarregou de publicar uma reportagem com especialistas em dependência química que discordaram veementemente da pesquisa citada por Rolim e ainda afirmaram que todos os viciados em cocaína e crack passaram pela maconha ou pelo álcool.
Enfim, a repercussão histérica contra a pesquisa comentada por Rolim só mostrou que QUALQUER coisa que se fale sobre o assunto que não se encaixe no senso comum é imediatamente rejeitada.

Pois ontem, Rolim, através do Twitter, mandou um link para uma entrevista com o jornalista e comentarista político Glen Greenwald, que escreveu um relatório sobre os oito anos de descriminalização do uso de drogas em Portugal para o Instituto CATO dos Estados Unidos.
Em Portugal, o uso de drogas está descriminalizado desde 2001. O tráfico continua sendo ilegal. "Ele descreve como a descriminalização foi concebida, o que os dados portugueses nos dizem em comparação com outros países da União Europeia e que a descriminalização levou a uma queda no uso de drogas entre jovens".

O texto completo está aqui. Vale a pena dar uma olhada nos comments do texto.
São considerações interessantes. Para continuar pensando...

2 comentários:

  1. Me sinto comtemplado com a entrevista sobre Pirtugal,A descriminalisação é um ggrande fator para tentar resolver ou amenizar o problema embora nem tudo se resolva. A questão mais central permanece nos modos de vida, a cultura que o sistema atual montou para aprisionar a vida humana e natureza para extrair,não deixar espandir sua força de cooperaçao, generosidade, acolhimento que nos mantem vivos.Esta proibiçao, muito sutil,espalhada por multimeios, espalhando o medo e aviolência muitas vezes por se sentir fraca, reage deste geito. Nós sobrevivemos e venceremos...

    ResponderExcluir
  2. Bem, quanto ao usuário, a atual lei de drogas só prevê penas alternativas (bem bobinhas, por sinal: "I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.")! Eu realmente não me preocuparia se fosse usuária (apenas "usuária"! é sempre bem importante distinguir usuários de traficantes qdo se fala no assunto! acho que há uma certa confusão, às vezes! meus comentários anteriores, aliás, não criticavam usuários... embora eu continue achando que ser dependente não é bacana!) porque como se diz por aí "não dá nada"!
    Quanto ao tráfico, diante da decisão do querido STF de hoje, ACHO QUE TODA ESSA DISCUSSÃO ESTÁ EM VIAS DE PERDER O SENTIDO. Agora, é possível substituir as peninhas dos traficantes (muitas vezes só conseguimos aplicar "peninhas", mesmo, porque a lei já contém umas benesses!) por penas restritivas de direitos... Ou seja, não vai dar nada, tb! Em breve, creio eu, o Congresso aprova a descriminalização de tudo (já que o movimento vem crescendo) e aí não precisamos mais falar sobre o assunto! =P

    ResponderExcluir