terça-feira, 10 de agosto de 2010

midiatices

A semana midiática começou com a RBS detonando com a Câmara de Vereadores de Triunfo. O repórter da câmera escondida, Giovani Grizotti, desta vez entrou em ação gravando imagens de vereadores fazendo turismo em Foz do Iguaçu, com parentes, às custas de diárias pagas pela Câmara. Realmente lamentável.

E é sempre igual. A TV mostra o escândalo, a polícia vai atrás, óbvio, o Ministério Público também. Sim, se não fizerem alguma coisa imediatamente, vão ser cobrados pela própria mídia.

A população do município de Triunfo, hipócrita, vai protestar na Câmara contra os vereadores "corruptos". Eu acho muuuuuuito irritante ver na televisão os moradores da cidade "indignados". E a RBS vai até lá mostrar a movimentação que ela mesmo tratou de produzir. Parece fotógrafo que orienta as pessoas a agirem de um determinado modo para tirarem a foto que vai "reproduzir o real".

Eca, eca, eca. Uma colega minha, a Patrícia, me disse hoje que está indiganda também com essas matérias. Para ela, a RBS mostra o caso com superficialidade na medida em que não aborda outras questões envolvidas como o fato da população ter elegido esses vereadores que agora viraram seu alvo de protesto. Pois é né. Não há interesse em ampliar a discussão, Pati. As matérias esgotam-se na denúncia e só. É o fato por ele mesmo. Sem relações.

Aliás, foi de dar enjôo ver o Lasier Martins atirar no chão os diplomas falsos dos cursos dos vereadores acusados de irregularidades. Performatividade barata!!! Os apresentadores do JA agora ficam em pé. Como o Lasier não tem o que fazer com as mãos, deve ter adorado atirar no chão os tais certificados.

Óbvio que é um absurdo ver o que estes vereadores fazem com as diárias das Câmaras. Diárias que tem valores aprovados por lei, haha. E o Tribunal de Contas que vive enchendo o saco do Legislativo por questões menores, nisso não se mete muito. E os tais setores de "controle interno" dos Legislativos? Não deveriam ficar atentos a esta tipo de coisa? Na verdade, eles não conseguem dar conta dessas questões porque vivem para responder a questionamentos muitas vezes sem propósito do Tribunal de Contas.

É o sistema. Não sei porque as pessoas se surpreendem tanto com essas coisas.

4 comentários:

  1. Pois é Sil, é tudo isso aí que escrevestes e muito mais. A gente pode até tentar, mas fica difícil entender tamanha indignação das pessoas com os gastos excessivos das câmaras municipais. Ainda continuo dizendo que esses vereadores não estão lá de graça, foram eleitos pelo voto do povo. Talvez esteja mais do que na hora de votarmos com responsabilidade. bjss

    ResponderExcluir
  2. Sil, lembra de uma empresa de esquadrias, lá de Silveira, na rua onde morávamos? A dona, uma senhora muito elegante, que passava todos os domingos na frente da nossa casa em direção à Igreja, ia à missa, ...eu admirava a elegância, o caminhar firme, o olhar tranquilo...depois descobri que era uma servidora municipal (fiscal da fazenda), um dos cargos mais bem remunerados da Prefeitura de Silveira. Em laudo durante os três anos que morei em Silveira. Mas víamos ela trabalhando na sua empresa, no horário de expediente. Descobrimos que ela tinha SINDROME DE PÃNICO da Prefeitura e do Prefeito. Na sua fábrica a síndrome não se manifestava. Esse é uma história de corrupção empresarial, não de vereadores. Dinheiro do povo para pagar uma servidora que não servia ao público. Ninguém se incomodava com isso, todo mundo sabia, o atuante promotor público tão conhecido, que tudo sabia de Silveira, que se metia em tudo (Aded Castro) só não devia saber desse caso. Corrupção de empresária, parece que não é corrupção. Por que será?

    ResponderExcluir
  3. Será que, quando trocou de prefeito, ela voltou ao trabalho? Aliás aquele povo, tudo sabe, e tudo permite, com algumas ecxeções, claro! Que vergonha!!! Pena que eles não tenham!

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabia que a mulher ganhava sem trabalhar. E por que a Câmara de Vereadores não fez nada também? Conivência da cidade inteira pelo jeito. Eles se protegem.
    Vergonha na cara é coisa rara mesmo.

    ResponderExcluir