quinta-feira, 5 de maio de 2011

Blogs e diários

Os blogs nasceram como páginas pessoais utilizadas para se indicar links de outras páginas e, também, como diários pessoais. Neste caso, diários virtuais, publicados na rede. E aí se estabelece a diferença entre um diário que escrevemos para guardamos para nós mesmos, sem permitir que ninguém leia, e um diário escrito para ser exposto aos leitores da rede.

Foi para falar um pouco sobre esta prática de escrita que se assemelha a um diário, que estive, na terça-feira passada, em uma aula do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O convite partiu do professor Guilherme Correa e da professora Deisi Sangoi Freitas. Eles ministram a disciplina Diários na e da pesquisa, seus usos e frutos, em que os alunos estudam e discutem as práticas de diários pessoais. Muito interessante pesquisar a questão da escrita íntima. Apesar de não estudar exatamente os blogs nesta perspectiva, fui lá para contar da experiência de escrever em um blog, hábito entre milhares de pessoas hoje.

Há um livro interessante sobre blogs e escrita íntima, que é de autoria de Denise Schittine: "Blog: comunicação e escrita íntima na internet". Denise pesquisa a questão do público e privado, da escrita do segredo e do blog como relato jornalítico:
"O fato de ser um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação (a internet) e voltado para um público transformou uma questão que, a princípio, seria literária numa questão relativa, também, à disciplina da comunicação. O escrito íntimo vai ser veiculado através da rede por um autor e terá um grupo de leitores que contribui ou opina diretamente no texto" (2004, p.13)

Alguns dos pontos levantados na discussão foram a fronteira entre privado e público, que hoje é difícil de ser demarcada, e a interação com os leitores. O pessoal quis saber minhas motivações pra escrever e como me relaciono com meus leitores. Esta relação, muitas vezes, é tensa, sim; em outras vezes é prazerosa e rica.

Eu nunca tive um diário de confidências, onde colocava meu segredinhos sem mostrar para ninguém. Eu anotava coisas na agenda, aquelas agendas megarecheadas que a gente coloca até papel de chocolate, flores secas, clipes coloridos e outras quinquilharias...Eram registros meio desorganizados, sem muito texto, mas com muitas marcações e mil significados. Também gostava de responder aqueles famosos questionários que circulavam entre as garotas. Era legal.

Sempre gostei mais de ler do que de escrever, eu acho. Mas hoje eu escrevo mais do que leio. Meu blog surgiu de uma disposição jornalística, de fazer relatos. Vem de uma prática de escrever releases, redigir notícias, contar sobre eventos que participo, que assisto, coisas que eu vejo na rua, que eu presencio, que eu escuto por aí; vem de um prazer em expor meus palpite e comentários sobre filmes, livros, programas de televisão, experiências pessoais. Aqui tenho liberdade de escrever o que eu quero e isso me traz satisfação.

Sim, quando eu conto o que fiz, onde eu fui, o que gostei e desgostei, estou exercitando uma escrita de diário. Mas tudo é publicado aqui; pouca coisa fica em segredo. É escrita íntima? sim. Mas também é comunicação pois que é exposta na rede, está aos olhos de todos.

No começo, eu escrevia no blog mais pra mim. Mas depois que os leitores começaram a interagir, eu cuido mais do que escrevo. Sei que há internautas que acessam o blog e isso me afeta e me influencia muito, talvez até me policie, talvez até me impeça de aqui ser plenamente livre. É claro que eu prefiro que as pessoas leiam meus textos e comentem; gosto quando há comentários, mesmo quando eles são de pessoas anônimas; e mesmo que os anônimos sejam hostis.
Eu quero esta interação.

Haveria muitas outras coisas a dizer sobre blogs e escrita íntima, mas para este texto não ficar muito longo, vou parando por aqui.

8 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, pois estou analisando o genero digital blog para um trabalho acadêmico e você descreveu muito bem tudo que eu precisava saber.
    Obrigada e até logo!

    ResponderExcluir
  2. http://osdesabafosdeumateen.blogdosblogs.com/

    ResponderExcluir
  3. Somos alunos do 7º ano e estamos estudando o gênero textual "blogs" e "diários". Gostamos do seu blog.Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog e gostaria de saber se topa trocar divulgação ? se topar entre em contato gossipb15@gmail.com Mt obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo consigo o blog é uma excelente forma de partilha com os outros e para alem do mais uma ótima forma de praticar a escrita.
    Quem estiver interessado meu blog amindlikethis.blogspot.com , desculpem a publicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mind tudo bem? Concordo com vc, fiz um blogger falando um pouco sobre meu dia dia e sobre o que penso sobre certos assunto, assim como fiz o convite a autora do blogger, gostaria de fazer uma parceria, caso se interesse, não deixei de responder, esse é o meu link: http://diarioqueridoimd.blogspot.com.br/ . Não deixe de visitar, podemos fazer uma ótima parceria ... Ficarei no aguardo

      Excluir
  6. Muito bom os conteúdos, por que não fazermos uma troca de links? Estou a procura de novas parcerias com blogger's parecidos. Esse é meu link, não deixe de visitar e torna um novo membro.

    link: http://diarioqueridoimd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Curtam essa pag pfv https://www.facebook.com/www.amofutebooool.com.br?ref=hl

    ResponderExcluir