quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O comercial machista da Hope

Não me considero uma feminista, mas não suporto machismo e repudio atitudes e pensamentos machistas. Sou meio sexista, sim. Às vezes eu separo o pensamento de homens e mulheres e busco explicações de algumas atitudes, relacionando-as ao sexo da pessoa. Eu gosto de acreditar que existem diferenças entre o cérebro de homens e mulheres e talvez isso seja bem sexista.

A campanha da Hope, estrelada por Gisele Bunchen nem tinha me chamado muito a atenção. Confesso que quando vi o comercial, reparei primeiro no corpão da Gisele e depois me atinei para o texto. Realmente a abordagem é meio machista, a propaganda é totalmente desnecessária, mas não sei se concordo com a ação de tirar do ar o comercial.




Depois de denúncias de telespectadores, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) enviou ofício ao  Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) repudiando a campanha de lingerie da Hope, que enfatiza a sensualidade natural da mulher brasileira. Aliás, esta mulher brasileira da Hope é um público bem específico. Não é pra mim, por exemplo. Não tenho carro e nem marido pra estourar cartão de crédito. Muito menos tenho grana pra comprar lingerie da Hope. É um comercial pra dondoca rica, dona de casa, que dirige o carro do maridão e usa o cartão de crédito dele. Por favor!

Óbvio que isto é o de menos. Pra Hope, a mulher brasileira dirige mal, é consumista e se utiliza da sensualidade para dar más notícias. Engraçadinho né. Acho ridículo este estereótipo de mulher.

No blog, Escreva Lola Escreva, Lola escreveu um belo post sobre o assunto. "Sim, a campanha é discriminatória e presta um desserviço à mulher. Mas não concordo com o pedido de suspensão. A campanha da Hope é apenas uma num oceano de propagandas e programas machistas. O que é preciso é uma ampla campanha institucional contra o machismo",diz ela. Vale a pena acessar e ler todo o texto.

A Nathália Costa, da revista OViés, daqui de Santa Maria, também escreveu um texto. Entre outras questões, ela diz que a propaganda da Hope apenas reproduz um pensamento machista que está enraizado no País.

Por outro lado, Rodolfo Viana, do blog Papo de Homem, publicou um comentário afirmando que as feministas são umas chatas justamente por condenar campanhas como esta da Hope. Olha o que o Rodolfo fala da campanha:

"Se há algo que a campanha incita é: “Mulheres, façam os homens de babaca usando a sua feminilidade”. Um poder que, obviamente, só elas têm. Elas nos deixam de quatro num estalar de dedos. Elas conseguem nos fazer de bobos sem muitos esforços. Não é preciso lingerie – basta aquela vozinha meiga."


Hahaha. Tah né. Isso é realmente achar justificativas forçadas pra dizer que a campanha não tem nada de mais e que as feministas são chatas, lunáticas e paranóicas.

A Hope fez uma campanha idiota, nada criativa e apela para um estereótipo machista de mulher brasileira. Não representa, de forma alguma, a mulher brasileira ou a sua sensualidade. Ponto.




2 comentários:

  1. hahahaha...o mais engraçado é ver a mulherada sonhar com o corpão da gisele e fora outros atributos que só a gisele tem...um patrimonio estimado em 300 milhoes...isso mesmo, alem de ser linda e nada burra a gisele é o tipo de mulher que todo mulher sonha ser..bem sucedida naquilo que faz, estar em dia com a beleza e ser bem paga por seu trabalho...enquanto as feministas morrer fazendo campanha contra a campanha publicitaria da hope a gisele morre de dar risada, pois alem de nao depender de homem nenhum, a empresa dela ganha cada vez mais nome e mercado. duvido a mulher que nao conheça a marca hope, que nao sonhe usar uma cancinha hope. por favor!!! por que nao criticam propaganda de carro, ou comercial de cerveja? aposto que se fosse uma gorda fazendo uma propaganda de calcinha extra G todo mundo falaria da celulite da mulher, da barriga de gravida e etc, mas como é a gisele e ninguem tem nada pra criticar do corpinho que toda mulher gostaria de ter. criticam o conteudo machista!!! parece homem falando mal de filmes com o brad pitt. na verdade qualquer homem bonitao!!! que o cara é péssimo ator e tal. e outra coisa todo mundo fala do brasil como nós fossemos o pais de ignorancia. tudo de ruim acontece aqui. lá fora a mulher é mais inteligente e culta. pq ninguem criticou a propaganda da sky, onde a gisele é submissa ao marido..fica limpando a casa, esperando ele chegar em casa? feministas, realmente sao um saco, assim como os machistas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário típico de um masculinista acéfalo,incapaz de ter senso crítico mpínimo e ver que o feminismo critica toda e qualquer propaganda machista.Além do mais,generaliza todas nós com ar tipico machistóide,de ser "expert" nas coisas que gostamos e desejamos.Para este sujeito,vivemos invejando umas ás outras e nos dedicando para termnos corpos sensuais para satisfazer o homem.Ridiculamente machista e idiota.

      Excluir