terça-feira, 7 de julho de 2009

Fraudes jornalísticas

É...os jornalões brasileiros estão se superando mesmo. Primeiro a Folha de S. Paulo publica uma ficha falsa do DOPS, da ministra Dilma Roussef. O jornal recebeu a ficha, manipulada digitalmente, por email e não revelou a fonte. Fraude pura para atingir a ministra. Cheguei até a escrever um artigo, no Mestrado, falando desse caso da Folha. Agora, acabo de ler na página do Claudemir um comentário sobre a matéria maldosa publicada no domingo pelo jornal "O Globo". O título da matéria era "A República sindicalista instalada na Petrobras” na qual o jornal fala de 22 gerentes, de um total de 4 mil, da Petrobrás que tem histórico sindical. Só que o jornal omite o fato dos funcionários citados serem concursados, com mais de 20 anos de carreira. O blog da Petrobrás dá uma resposta a altura e critica a postura do Globo. "tenta-se desqualificar os profissionais por seu passado sindical sem qualquer dado objetivo que embase tal tese. Um dos pilares do jornalismo – a objetividade – é deixado de lado. A opinião – que deveria estar restrita aos artigos e editoriais- permeia todo o texto, destaca o blog. É...daqui por diante, vai ser só pauleira...O desjornalismo está tomando conta. Não há como fechar os olhos para tanta sacanagem...triste! Ainda bem que temos tantos outros meios de comunicação que andam assustando estes jornalões!

7 comentários:

  1. oi, Sil. grato pela audiência. E repito o que já te disse (e escrevi aqui) certa vez: temos muitas alternativas para nos informar. E vamos fazendo a nossa parte, não só em relação a Brasília e quejandos, mas por aqui pertinho tb. E vc é quem melhor faz esse trabalho pela boca do monte. Continue. É necessário. Mesmo que possa sobrar pra mim, eventualmente.. hehehe. Bj

    ResponderExcluir
  2. Que bom que se tem outras opções. Ainda.

    ResponderExcluir
  3. Não to nada informado sobre o caso, mas me soa algo temerário o blog da Petrobrás passar a fazer "julgamento" de jornalismos praticados por aí. A ideia de trazer transparência é ótima, mas daí a querer julgar usando de adjetivos graves (quando todo mundo sabe que no jornalismo melhor que dizer "preconceituosa" é mostrar onde está o preconceito) parece um pouco estranho...
    Eu só espero que o blog não esteja fazendo isso por querer "concorrer" com os outros jornalões.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Realmente tu não está acompanhando. Engraçado que os veículos fazem julgamento o tempo todo, Leonardo. Preconceitos são publicados de forma sutil, velada, o tempo inteiro. Não acho que o blog fez julgamento. Se tu leres o texto, vais ver que o blog explica sim onde está o preconceito. Então tu não consideras grave isso que os jornais estão fazendo? Isso não te soa estranho? Te soa estranho a Petrobras usar do blog para dar sua versão dos fatos, corrigir inverdades e prestar esclarecimentos? Dizer que o blog quer concorrer com os jornalões é desconhecer o que os blogs significam para o jornalismo hoje.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Silvana,

    Acabei apagando meio que sem querer a postagem anterior. Mas me lembrei de dar um ctrl-C antes, então aí vai:

    Prometo que da próxima vez controlarei minha ânsia em querer contrapor tudo que me parece consenso e me informarei mais sobre o assunto para discutir contigo;)
    E com relação aos blogs, eu realmente não entendo o que eles significam para o jornalismo. Desde 2004 venho estudando isso e não consigo entender, de verdade. Mas ainda tenho esperança de um dia conseguir, para daí ,quem sabe, vir aqui discutir sobre o assunto.

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Leonardo. Desculpe se fui meio arrogante.Eu não tenho elaborado pronto na minha cabeça o que os blogs significam para o jornalismo;só acho que são meios que estão mexendo,sim, com as estruturas e a forma de se fazer jornalismo. Neste espaço,tu não precisas te controlar,de forma alguma. Para mim, a tua opinião é muito importante, até porque tu vens estudando isso há muito mais tempo do que eu.

    ResponderExcluir