sexta-feira, 10 de julho de 2009

Libélula da discórdia

Este Jornal do Almoço da RBS local é hilário. Quando eles inventam de levar músicos ao estúdio, então! Muito engraçado! (e não sei se é para ser engraçado). A banda levada ao ar na edição de hoje era primorosa. De ruim. Fizeram uma paródia de "I will survive" e depois mostraram seu "talento". O nome da banda era "Libélula Negra!" (Nossa!!!!) e eles se intitularam como uma banda eclética que toca "de tudo".
A impressão que tenho é que não há critério nenhum para se tocar naquele estúdio e aparecer para uma quantidade considerável de pessoas. Se estiver disponível e batucar qualquer coisa, vai.
Tudo bem que televisão não é sinônimo de qualidade, mas, poxa, até o Garagem do Faustão faz uma seleção mínima para levar as bandas para tocar lá no programa. Acho que o critério do JA é "a banda vai se apresentar em algum lugar da cidade ou região então vamos chamar". É cada coisa que é colocada no estúdio, que dá medo. E o pior que já vi também bandas boas se apresentarem horrivelmente lá; sim, porque não dá para levar todos os instrumentos, daí tem que improvisar com um violão, um pandeiro e se virar no gogó. O resultado, muitas vezes, não fica dos melhores. É óbvio que já vi coisas muitos boas e admiro a criação de um quadro musical no telejornal.
Tudo bem, mas as apresentações ruins poderiam ser compensadas com uma boa entrevista. Boa entrevista? A improvisação é total. Os entrevistadores não se preparam. Hoje eu ouvi o cara falar em música "nativa" ao invés de "nativista"; Uma vez a banda "Outhouse" virou "Outside" na fala do apresentador(a). Dá para notar que além do entrevistador nunca ter ouvido nada da banda, também não se informou sobre nada, chegou lá e tascou pergunta. Tudo bem que, na correria, se faz isso no jornalismo, mas entrevista em estúdio, ao vivo, o entrevistador fica exposto e as perguntas não são editadas.
Gosto de ver o Jornal do Almoço e assisto todos os dias, mas a parte musical está capenga.

40 comentários:

  1. olha... nao gostei dessa crítica que você fez sobe a banda Libélula negra!
    Eles são muito bons, só que eles estavam nervosos. E antes de fica falando dos outros pense se você teria coragem para ir no J.A.
    Você não conhece o trabalho e o talento dos "guris", por isso acho que você não deve ficar falando do que não conhece!

    ResponderExcluir
  2. Eu também não concordo.... sobre a crítica da banda Libélula negra!
    Sou músico, acho que os caras fizeram um bom trabalho! Desculpe a pergunta mas.... você entende alguma coisa de musica?Pelo jeito não!
    Estou torcendo para que você um dia tenha os sentimentos GAÚCHOS e dê valor para a nossa gente, e também para que um dia você tenha a capacidade de ir ao palco do J.A.

    ResponderExcluir
  3. O "bom", Sil, é que os comentários são anônimos. Coragem é outra coisa.. hehehe... Quanto a mim, não tenho a mínima idéia do que seja a tal "Libélula" - e não entendo coisa alguma de música. O que não me impediu, modéstia às favas, de conduzir um programa por mais de dois anos na finadinha CDN, em que entrevistei mais de 30 bandas - das quais nunca havia tomado conhecimento. E funcionou. Ah, eu estou assinando esse comentário - e louvo a Sil pela disposição de fazer crítica da mídia. Nem sempre concordo. Mas respeito. E admiro. Ponto.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, críticas ao post ficando anônimo é um gesto de muita coragem! Não conheço a banda, nem vi o JA do qual participou, mas sinto muito saber que se um dia tiver a oportunidade de ouvir o som que a banda faz, não poderei apreciar, nem dizer se gostei ou não gostei, afinal, não entendo nada de música.
    Também acho o quadro do JA péssimo. Mas pra mim não é uma questão de escolha de bandas, não. Não sei,talvez algo no formato do quadro faz com que tudo o que toque por lá fique ruim. Bandas que eu sempre achei boas - o anonimo me permitindo falar disso a partir da minha ignorância musical - quando tocaram no JA, achei horrivel. Acho que as bandas deveriam se preocupar com isso, pois tudo bem que deve ser bem legal pra uma banda tocar no JA, mas quando essa apresentação distorce o potencial do grupo, deve-se pensar se realmente vale a pena... Desiree

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, vocês não sabem nada sobre a banda! E Silvana, o erro que eles cometeram em dizer música "NATIVA" ao invés de ser "NATIVISTA" foi por conta do nervosismo.

    Libélula Negra
    A banda é uma reunião de músicos que se conheceram através da música, em trabalhos paralelos. A partir daí começaram a tocar em bares, clubes e festivais da região, ganhando a simpatia e o respeito do público.

    O que os integrantes não abrem mão é de tocar ao vivo, mesmo estando em processo de gravação do primeiro CD, que sairá em breve.

    Isso mostra que a paixão pela música simplesmente, pode unir cinco amigos para fazer o que mais gostam e compartilhar com o público essa alegria.

    Acompanho o trabalho da banda de perto, é uma banda eclética que toca "de tudo".

    Se quiserem entrem nesse link aí http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/libelulanegra/

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal a banda Libélula Negra, e também admiro o JA por dar oportunidade a talentos do nosso RIO GRANDE DO SUL!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! eu não gosto de pessoas que não assumem o que pensam. Pode até não ser igual ao que penso, mas defendo sempre o direito de ter posição. Assim como não gosto de anônimos, estes me parecem ser gasoso,algo sem vertebras. Diferente da RBS e ou Globo, este blog dá direito as diferenças é isso que importa. Eu gosto de escutar música, griots e outras coisas mais, mas gosto de ler, de ver filmes..e dai se não entendo nada...preciso entender de algo?
    Vamos em frente Silvana, te posiciona e sempre coloca aqui, para tenhamos a oportunidade de concordar ou não com que tu pensas....Marionaldo

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Uhuuu!! quantas reações. Como não estou aqui pra levar confete, respeito a opinão de todos vocês. Pessoal, eu escrevi a minha opinião sobre a banda. Gosto é gosto. Eu não gostei da banda, achei ruim. Agora não posso dar uma opinião sobre uma banda porque não entendo nada de música? Mas era só o que faltava. Então ninguém mais pode falar de nada. Eu disse no post que acho o quadro do JA interessante e em nenhum momento falei mal da música gaúcha. Não gostei da banda, mas respeito o trabalho deles; se estão tocando por aí e agradando, que bom. Eu nunca vou ir a um show deles. Gosto é gosto.E eu não entendo nada de música, não é?

    ResponderExcluir
  9. Rafael:

    Ouço falar bem dessa banda...

    ResponderExcluir
  10. Dona Silvana: pra começar, vc não deve entender nada de música...mas, para dar opinião, nao precisa entender mesmo. Só que para falar MAL de alguém e julgar, precisa saber o mínimo sobre o assunto. Minha profissão é a música e nisso eu sou muito bom! Para chegar onde cheguei não foi preciso derrubar ninguém. Já vc, pelo comentário, se acha melhor que o citado apresentador do JA. Acredito que para ele estar onde está, provou q tem capacidade, e pelo q sei, ele não está lá pq é dono da emissora, alguém o contratou. Cá pra nós, vc adoraria uma oportunidade de estar lá, né? Se a intençao é criticar contrutivamente, estuda q vc chega lá... Mas se seu sentimento é inveja, infelizmente, não há solução.

    (Émerson Martins)

    ResponderExcluir
  11. Silvana, infelismente o mundo esta cheio de pessoas como vc, que sempre enxergam o lado ruim das coisas, e sem nenhuma sabedoria sai tocando bomba em todo mundo, me admiro uma jornalista culta e sabia como julgo ser se referir assim de um colega.Acredito que vc escolheu a profissão errada pois se fosse realmente profissional não teria esta atitude, pois bons profissionais possuim etica, e mais nunca ninguem consegue agradar a todos.......Marcio Lanes

    ResponderExcluir
  12. Prezada "silvana"em relação ao comentário feito nesta pagína,acho que você e uma pessoa que não tem o minímo de respeito por alguém que trabalha em prol da cultura e leva alegria e informação a todos os lares.Em relação ao comentário feito sobre musica nativa fique a senhora sabendo que o apresentador da RBS se refiriu a musica da nossa terra por isso musica nativa,isso quer dizer que para sua falta de informação isso e correto e verdadeiro.Fico decepcionado com pessoas do quilate da senhora em vir até essa pagína criticar alguém que está trabalhando pela cultura regional.Não lhe desejo mal,mas desde jeito criticando os outros você naõ chegara a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  13. A infelicidade de seu comentário está expressa nos comntários abaixo.......

    ResponderExcluir
  14. Que coooisa, Sil... que pessoal mais raivoso. Especialmente os "anônimos". Nooossaaa!!!! Força, amiga. Não te micha. É o que dá ninguém criticar; todo mundo fica intelectualmente imbecilizado. Atenção: eu falei intelectualmente. E só.

    ResponderExcluir
  15. Silvana, espero que você comece a postar coisas que acrescente algo para outrens. Fazer propaganda contra o trabalho alheio é foda! Trabalhe, aliás, pq não posta um trabalho seu como jornalista aki? Entrei no link da banda e não achei nada de mal na banda, realmente. Uma coisa é certa, algumas bandas não conseguem mostrar todo seu potencial em poucos segundos de encerramento de um programa de tv...noto q os cantores, em geral, não sabem nem pra q câmera mirar...hehehe

    Douglas (Banda Hellow)

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana, anônimos, enfim, povo que se posicionou sobre este post. Acredito que o papel de um blog é apresentar a opinião do seu autor e provocar reações, contrárias, raivosas, favoráveis, etc. Neste sentido, a Silvana e seu blog estão de parabéns.
    Quanto às críticas direcionadas à banda, confesso que não vi o JA no dia da entrevista e não conheço os músicos, mas acredito que saber lidar com as críticas, sugestões e análises do público é um processo importante e necessário em qualquer carreira. Músicos consagrados passam por isto e seguem firmes defendendo seus estilos e repertório. Quanto ao JA, como jornalista, credito o formato limitado do quadro musical ao tempo que a equipe tem para produzi-lo e apresentá-lo. Trata-se de uma equipe enxuta, assim me solidarizo com os colegas da emissora.

    Bem, para finalizar meu longo comentário, discordo dos que dizem que é preciso ter formação musical para apresentar sua opinião sobre uma música ou uma banda. Lendo o post, percebo que a Silvana não fez uma análise sobre a banda em questão, falou bem mais do seu gosto pessoal.
    É isto, Silvana, segue firme com o blog, criticando quem vc julgar que merece, e especialmente sendo sincera nas tuas análises, que isto é o que torna teu diário tão bacana.

    Fabi Machado

    ResponderExcluir
  17. És corajosa, Silvana! É importante se posicionar... É o que está faltando p/muitos, inclusive nos nossos "JAs".Para não opinar sobre o "caos" do nosso estado,mostram os mais variados assuntos,coisas óbvias como o frio, calor, liquidações,gente tomando sorvete...e também bandas...algumas bem ruins ! Não vi essa a que te referes, mas deve ser bem melhor do que ver e ouvir Paulo Santana cantando...Cruzes! Parabéns pela coragem de dar a "Cara a tapas". Ah, e quantos entendidos em jornalismo nos posts anônimos, hein? Pq aqui só se pode opinar sabendo muito do assunto!

    ResponderExcluir
  18. Émerson. Eu não tenho inveja dos repórteres da RBS. Talvez vc tenha razão; eu não sirvo para trabalhar lá, mas não tenho inveja deles não. Eu fiz uma crítica ao quadro musical e ao modo como ele é apresentado. Fico feliz que vc é bom músico "sem ter derrubado ninguém". Eu também não estou derrubando ninguém. Estou exercendo a livre expressão. Ao invés de puxar o saco, como todo mundo faz, resolvi criticar.
    Márcio, não acho que fui antiética ao criticar os jornalistas da RBS TV. Há pessoas competentes trabalhando lá e eu me referi ao quadro musical do JA, que não é bom. Quase todas as entrevistas desse quadro são constrangedoras, mal conduzidas. Eu critico o trabalho dos meus colegas sim e também sou criticada como jornalista. Para mim, isso não é falta de ética.
    Anônimo, você diz que a RBS trabalha pela cultura ao mostrar as bandas nesse quadro. Santa ingenuidade a sua! Eles também estão se beneficiando com isso. A banda tem visibilidade, mas a RBS também sai ganhando, já que precisa preencher o tempo.
    Douglas, da banda Hellow, eu não vi nada de mal na banda Libélula. Apenas não gostei, achei ruim. Não estou fazendo propaganda contra o trabalho alheio, como você disse. Manifestei minha opinião pessoal sobre a banda: não gostei, mas tem um monte de gente que gosta e eu respeito.
    Enfim, não tenho nada contra a banda nem contra os apresentadores da RBS. Só achei a banda ruim, assim como acho ruim o quadro musical do JA. E eu tenho o direito de expressar minha opinião.
    Muito obrigada pelos comentários de vcs...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Silvana, pela coragem, essa banda deveria t agradecer, pois apartir do teu blog eles passaram a ser conhecidos por muita gente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Força Silvana!! Concordo que não é preciso formação musical para dar uma opinião, cada um tem um gosto...tem gente que gosta de Roberto Carlos, outros de CPM 22, alguns de outros ritmos tb...eu acompanhei a entrevista em que o repórter falou NATIVA...nossa, nem tinha me ligado que ele quis dizer NATIVISTA...até, falar nativa não está errado, mas o que contou foi a intenção, na minha opinião...mas ele passa se equivocando mesmo. Certo dia ele não teve imposição numa entrevista e somente o entrevistado falava...muito engraçado!!

    GENTE, CADA UM TEM UMA OPINIÃO DIFERENTE...
    Devemos respeitar as opiniões!!
    PS; Também não gosto muito das bandas que se apresentam na RBS!!!!

    Lívia Pes - Sto Ângelo

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! O bom debate sempre enriquece a alma.

    ResponderExcluir
  22. Sil...tu tá pop!!! Blog mais comentado da última seman,hehehe. Já tava com saudades dessas peleia. Não te frocha, irmã.

    ResponderExcluir
  23. Aplausos!!!!!!
    Não para a JA nem muito menos para libélula negra.
    Aplausos a silvana, que faz mais que jornalismo, amplia debate e crítica construtiva.

    ResponderExcluir
  24. Cara Silvana!
    Eu tbm acho que todo mundo tem o direito de achar uma banda boa ou não. Mas só podemos dizer o que ela realmente é depois de analisar-mos mesmo essa questão. O blog é seu, td bem, mas acho que quem ler esses comentários ficará com uma má impressão da banda. Quem sabe você procura se informar sobre a LIBÉLULA NEGRA?! ver o trabalho deles, aí eu concordo que você critique ou elogie!
    Thiellen Garcia

    ResponderExcluir
  25. Thiellen, eu não sou Relações Públicas da banda, que tem um site próprio para divulgar seu trabalho. Já vi que a banda tem seus fãs e eu não sou um deles. Eu duvido muito que alguém fique com má impressão da banda por ler este post. Quem for pesquisar sobre a banda vai achar elogios e críticas e formar sua própria opinião. Volto a repetir que não tenho nada contra a banda e seus integrantes, nem os conheço. Só não gostei e expus isso publicamente. Ninguém vai deixar de ouvir a banda por causa da minha opinião aqui.

    ResponderExcluir
  26. Eu não gosto de Roberto Carlos.rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Silvana,
    Que legal o feedback do teu blog!
    Concordando ou não, as pessoas estão lendo.
    Sinceramente, não vi a apresentação e nem conheço essa banda. Penso que não é preciso ter formação musical para fazer comentário, até porque, mesmo tendo formação, há muito de sujetivo em qualquer tipo de arte.
    Silvana, gosto muito de algumas pessoas ali da TV. No entanto, concordo contigo, o quadro não é legal e, muitas vezes, o pessoal não tem se preparado para as entrevistas com os músicos. Parece que nunca ouviram falar, não sabem nada sobre o estilo e fazem perguntas óbvias, que poderiam ter sido feitas antes de ir ao ar, como: quais são suas influências? Essa pergunta qualquer garoto de 12 anos que escute qualquer tipo de música pode fazer. A TV não precisa ser tão redundante. É preciso acrescentar. Se existe este espaço para mostrar a produção local, então que seja feito com critérios. Também queria retomar outro comentário feito acima: ninguém precisa ir lá se considera que a qualidade do trabalho ficará prejudicada! Por que o pessoal não pede para testar antes de aceitar o convite? Ou por que não entram em contato com outras bandas que estiveram lá para saber qual foi a dificuldade? E, mais, por que os músicos, independentemente do estilo, tocam com óculus escuros dentro do estúdio?
    Vamos comentar o blog da Silvana, o melhor da cidade! Tenho orgulho de você, colega!

    ResponderExcluir
  28. Valeu pela força, Maurício. Eu também tenho orgulho de você! Queria ter a tua determinação, responsabilidade, organização e dedicação aos estudos...Obrigada pelo apoio...

    ResponderExcluir
  29. Humildemente falando e com todo o respeito Silvana acho que você não foi feliz em suas colocações, conheço musica, sei o que estou falando não fico criticando sem posição cabivel o proximo assim como você fez, mas cada um tem seu direito de falar por isso estou me colocando contra tudo o que você escreveu.

    Ja que voce gosta d críticar todos em sua volta com intuitos de derubar alguem, não faça isso, estude e seja bom no que faz que você pode um dia ser apresentadora do JA...

    Renato dos Santos!
    Acho que a banda é boa, tem musicos de renome no meio "NATIVISTA" e você não soube observar qualidades e sim os erros da propria insegurança dos mesmos!!!

    E tambem nós musicos pouco nos se importamos com suas criticas sem fundamento e ao mesmo tempo agradecendo por que através de suas critícas banais a banda está sendo reconhecida pelo seu excelente trabalho...

    ResponderExcluir
  30. Oi, Silvana! Aqui quem fala é o Carlos, que trabalhou um tempo na Pampa e até foi colega do famoso Paciência (também conhecido como Eduardo Barreto ou o primeiro guitarrista da Damage) n'A Razão, hehehe... Venho acompanhando o teu blog e nesse post eu não pude deixar de sentir uma certa nostalgia, nem de comentar... Sobre esse quadro musical, na Pampa, no saudoso Pampa Meio-Dia, ele começou em 1997, com o Airton. Realmente, em alguns casos, o nervosismo dos membros da banda aliado ao pouco tempo pra ajeitar as condições técnicas prejudicava algumas participações de bandas ou músicos. Mas acho que é melhor que se tenha esse espaço num canhão que é a TV, do que não ter nada. Eu cheguei a apresentar algumas "canjas" e, orgulhosamente, trouxe até a primeira e provavelmente a única banda de heavy metal pra tocar lá, hehehe... Infelizmente, pela correria habitual da TV e pela inexperiência, não foi possível propiciar um som legal para um set acústico deles (mesmo porque som acústico não era definitivamente a praia da banda, mas se tocassem com guitarras distorcidas a audiência ficaria chocada, hehehe). E isso prejudica mesmo, pra alguns chega a "queimar o filme dos caras". Mas o telespectador não tem nada a ver com isso. Ele está do outro lado da tela pra assistir e vai formular uma opinião de um jeito ou de outro, positiva ou negativa. A grande maioria não quer nem saber se os músicos estão nervosos ou não se prepararam direito pra aparecer na TV, se o apresentador não teve tempo de se inteirar sobre o trabalho da banda e se os técnicos não tiveram tempo pra testar o som antes de entrar no ar. E o telespectador está certo nisso, porque pra ele só interessa se está gostando do que assiste ou não.
    Por isso, as críticas que tu fizeste aqui deveriam ser encaradas de forma positiva por todos os lados, porque a partir delas os envolvidos podem se aperfeiçoar, para mesmo com todas as dificuldades conseguirem apresentar um bom trabalho. Talvez bandas levando videoclipes pra mostrar nesse espaço ou até mesmo fazendo playback se não dá tempo de testar o som dos instrumentos. E jornalistas que possam ter mais tempo pra se dedicar à produção desse quadro, o que é difícil, afinal, as equipes são pequenas, mas também não é impossível.
    Assim, penso que teríamos bandas mais preparadas pra encarar o grande público via TV e entrevistadores que consigam deixar os músicos mais à vontade também pra mostrar seu trabalho - porque, vamos admitir, jornalistas também ficam nervosos e isso pode "contaminar" o entrevistado, hehehe....
    Desculpa o pergaminho, Silvana, mas como esse post me fez lembrar de tantas coisas que vivi em Santa Maria, não consegui escrever pouco.

    Forte abraço pra ti e pro Eduardo


    Carlos Silveira

    ResponderExcluir
  31. Anônimo, aí de cima, antes do Carlos: eu não quero derrubar ninguém com minhas críticas. Eu critiquei a banda e o quadro musical e você me criticou e assim a gente vai indo...tu tens o direito de protestar e eu tenho o direito de criticar, ok.

    Carlos, muito legal vc ter escrito. Fico feliz de vc estar acompanhado o blog. Muito interessantes teus esclarecimentos. Realmente, eu sei que é complicado ter um quadro musical na televisão e também acho positivo que haja estes espaços. Você aponta soluções interessantes para essas deficiências. Eu simplifiquei estas dificuldades no post, não entrei a fundo.
    Muito obrigada pelo teu comentário. Um grande abraço pra ti também.

    ResponderExcluir
  32. ESSA SILVANA É UMA IDIOTA MESMO, E ESSES QUE ESTÃO CONCORDANDO COM ELA, TÃO É PUXANDO SACO DESSA PORCARIA DE JORNALISTA!

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pelos insultos, Anônimo.Algo mais?

    ResponderExcluir
  34. DE NADA! NÃO, ERA SÓ ISSO MESMO!

    ResponderExcluir
  35. Meu Deus, que estupidez!!! Porra, cara, tem gente que não sabe definitivamente receber qualquer tipo de crítica. O cara já um covarde por não se manifestar e mais estúpido ainda por voltar ao blog e responder como anônimo de novo.De duas uma: ou é um integrante da banda, ou um fãzinho porta voz. Aliás, se vcs forem um pouco inteligentes, criem um blog, divulguem o que a banda tem de bom, e não fiquem chamando os outros de idiotas anoninamente. Aaiii, isso me irrita!!!!

    ResponderExcluir
  36. Não importa quem seja o anônimo , se é integrante da banda ou se é um fã!
    Cada um tem o direito de expressar suas opniões, e ele expressou a sua, de uma forma meia grossa, mas´deve ser o que ele acha!

    ResponderExcluir
  37. Hoje resolvi postar.

    Silvana, gostaria de dizer que, sim, para criticar o trabalho de alguém é preciso conhecer, e muito o assunto; ou você acha que eu poderia dizer, por exemplo, que o Michael Jackson era um mau dançarino, se eu não entendo bulhufas de dança, não conheço as técnicas e tal; ou dizer que você é uma má jornalista se eu não conheço quase nada de jornalismo, e muito menos acompanho seu trabalho. O que eu poderia dizer é que não gostei de você, da sua foto da página ou do modo arrogante como escreveu seu texto, mas não posso dizer nada sobre como desempenha sua profissão, pois como já falei, não estudei jornalismo (e não falo de formação acadêmica, já que a própria profissão não a exige, mas sim de um conhecimento básico sobre o assunto).

    Acho que você não foi feliz em dizer que a banda é ruim, pois escrever dizendo que não gostou da apresentação da banda no JA é uma opinião pessoal e não requer nenhum conhecimento, mas falar que a abanda é ruim é o mesmo que dizer que o violonista tocou mal o violão ou o cantor é desafinado e, aí sim, é necessário o mínimo de conhecimento técnico sobre música.

    No texto você fala que a banda era primorosa de ruim, mas não fala o porquê. Disse: “Fizeram uma paródia de "I will survive" e depois mostraram seu “talento”. O cantor era desafinado? A letra é ruim? Porque talento entre aspas?...

    Se o apresentador pecou por não buscar informações sobre a banda antes da entrevista, você fez o mesmo antes de publicar o seu texto.

    Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, mas achei seu texto muito pejorativo. Pessoas como você são formadoras de opinião, e acho lamentável que uma ferramenta de comunicação como essa seja usada de uma forma tão irresponsável.

    Um abraço.

    Jader Garcia, baixista da banda Libélula Negra, com orgulho.

    (se houver dúvidas sobre a autenticidade deste texto, esse é o link da minha página no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=450436366382645138)

    ResponderExcluir
  38. Difícil crer que alguém que trabalhe com arte e público seja tão pouco (ou nada) receptivo às críticas... aliás, qualquer pessoa que explicita opinião ou mesmo 'forma' opinião (leia-se jornalistas, artistas, músicos, padres, políticos .....) deveria estar preparado para o 'revés' ou respostas negativas a seu trabalho. È simplesmente o ônus que a 'vida pública' traz.
    Difícil acreditar que se defenda a idéia de falar apenas 'com conhecimento de causa'. Afinal, quem não tem opinião formada sobre os desvios de dinheiro no congresso, a falta de medicamentos,leitos de UTI e vagas ambulatoriais no SUS, as loucuras de figuras públicas que mudam a cor da pele e se desfiguram devido a transtornos de dismorfismo corporal, buracos e sujeiras nas ruas, violência associada ao aumento da drogadição... Por quê não se pode falar sobre bandas que não agradam, livros que desagradam, programas de TV com apresentadores não preparados???
    Que as críticas sejam proveitosas e construtivas, e que continuemos a ter liberdade de expressar nossos gostos e desgostos.

    Laura Antoniazzi Freitag

    ResponderExcluir
  39. Caro Jader!! TEnho medo que vc não possa opinar sobre nada já que não se sente conhecedor de outras áreas. É óbvio que vc pode dizer se Michael Jackson era bom ou mau dançarino mesmo sem conhecimentos aprofundados de dança. É consenso entre todos que Michael era ótimo dançarino. Como leitor, ouvinte, telespectador, você pode sim apontar maus jornalistas, mesmo sem ser um jornalista. Você pode dizer que não gostou de um filme sem ser um estudioso de cinema. Você pode criticar um blog mesmo sem ter um. Será que eu não posso dizer que não gostei de uma banda, que achei ruim? Todo mundo faz isso, só que eu fiz num blog e minha opinião se tornou pública, assim como os comentários. Sim, eu poderia ter explicado melhor os motivos. Você diz que eu sou arrogante, mas eu também poderia dizer que você também é, já que não gostou da crítica recebida. Eu poderia ter dito que a paródia de I Will Survive, que pra vcs é uma brincadeira, para mim, foi pejorativa, de mau gosto. Como vc vê, Jader, as coisas podem ser encaradas sob diversos pontos de vistas. Sim, coloquei talento entre aspas porque não gostei da banda. Não gostei do ritmo. Eu não gosto de pagode, mas tem gente que gosta. Eu gosto de rock e tem gente que não gosta. Há público para todos os tipos de música. Há blogs e redes sociais que devem curtir a banda Libélula Negra. Eu não curti. Não gostei do que vi na televisão. Vocês foram lá no programa, colocaram a cara a tapa e isso é de se admirar. Agora, acredito que vocês devem ter tranquilidade com as diferentes recepções que possam surgir de uma apresentação num canal de tv aberta, com um grande público. Tem que saber lidar com isso.Vc diz que não gostou do texto, da minha cara, do blog...e eu não gostei da banda.
    Jader, eu tenho ferramentas no blog para moderar comentários. Eu poderia ter proibido postagens de anônimos e poderia ter deletado os comentários ofensivos. E não fiz isso. Todas as opiniões postadas estão aqui, nada foi retirado, justamente porque prezo o contraponto, a pluralidade. Você diz que uso o blog de maneira irresponsável: é a tua opinião. Este é um blog pessoal, eu posso dizer do que gosto e do que não gosto.No momento em que vcs foram para a televisão, correram os riscos de serem elogiados E criticados.

    Laura, querida, teu comentário é fundamental. Realmente, todo mundo tem opinião formada sobre várias coisas sem ter "conhecimento de causa". Hoje, com a abundância de informações, isso só tende a se intensificar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Coloquei o nome "BANDA LIBELULA NEGRA" no Google e, de cara, surgiu este endereço...hehehe
    Não deixei de ler a peleia toda

    Vagner Lima

    ResponderExcluir