terça-feira, 14 de julho de 2009

Manhã Transfigurada, o nosso longa!!


Ontem eu fui ver o tão esperado, tão comentado, tão propalado, e tão...demorado, Manhã Transfigurada, o primeiro longametragem santa-mariense, ahá!!!! SM está podendo!!!
Achei que ia ver um filme inocentezinho e me deparei com um filme que não teme mostrar cenas de nudez, sexo e romances envolvendo a Santa Igreja.
O filme, dirigido por Sérgio Assis Brasil, é baseado no livro de Luis Antonio de Assis Brasil. Eu li desse autor o fantástico e maravilhoso Concerto Campestre, que também virou um filme, bem ruinzinho, por sinal. O Manhã Transfigurada eu não li, mas fiquei com vontade de ler depois de assistir ao filme do Sérgio. Nas duas obras, Concerto e Manhã, as protagonistas são moças muito jovens que externalizam seus desejos reprimidos em ambientes bucólicos opressores.
E por falar em protagonista, Manuela do Monte interpreta Camila no Manhã. Eu adorei a Camila. Linda, divertida, moderníssima para sua época; mas também um pouco contraditória: perdeu a virgindade antes do casamento arranjado pelo pai, sonha em casar com um homem que ama, mas também quer um homem objeto, para se divertir na cama. Camila é um misto de mulher fogosa, donzela, louca varrida e ingênua.
As atuações do filme são boas, com exceção do ator que interpreta o capitão Miguel, o marido de Camila. Gostei muito do Rafael Sieg no papel de Bernardo, o sacristão seduzido por Camila. E a Denise Copetti, interpretando a ajudante Laurinda, traz leveza e certo humor para uma história com final trágico.
O filme é meio chato no início, mas depois fica interessante. As imagens externas são muito bonitas; A igreja de Arroio Grande é mostrada várias vezes para marcar o contraste com os pecados de Camila, reforçando a conexão entre a moral cristã e o comportamento pagão da moça. Inclusive, algumas cenas da igreja parecem se repetir, acho que intencionalmente. Não gostei muito dos cenários internos; decoração carregada demais. O figurino também me incomodou um pouquinho, não curti muito as roupas, alguns penteados da Camila... Hahaha, nem devia estar dando pitaco sobre isso, porque não entendo bulhufas de figurino. Ha, tem outra coisa! No meio do filme, há cenas gravadas tipo "câmera na mão", sem corte entre dois personagens conversando. Achei legal, mas também meio estranho porque o filme é de época, meio formal, sei lá...
Enfim, resumindo, o filme é bom de ver. Primeiro, porque acaba o mistério do filme Manhã Transfigurada; Segundo, porque vemos na telona uma produção santa-mariense, resultado do trabalho de pessoas que ralaram bastante para que a produção fosse finalizada. Empenho que merece ser louvado, sim! Meus parabéns a toda a equipe do Manhã Transfigurada!!

Cinema - Ver o Manhã também foi minha estreia nos novos cinemas do Royal. o shopping-fantasma. Salas muito boas, tudo muito confortável, som bom, mas a imagem do filme não tava legal; pouco nítida. Não sei se era da tela ou da película em questão.

5 comentários:

  1. Concordo com alguns comentários a respeito do filme. Gostei da Camila moderna que, a meu ver, apresenta uma contradição própria da loucura ou "loucura" que vai norteando suas ações. Quer provocar, ousar, ao mesmo tempo em que deseja o amor, aspiração de quase todas as moças de sua idade, em qualquer época. Sobretudo, gostei de ter experimentado Arroio Grande a partir de outras perspectivas. Foi bonito. Arrisco, ainda, defender que, em relação às cobranças de uma comunidade sobre o comportamento dos moradores, algumas idéias permanecem.

    ResponderExcluir
  2. confesso que estou curioso para ver o "manhã". mas não tenho grandes expectativas, não.


    tomara que eu me surpreenda...

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, gostei muito de tuas palavras em relação ao filme, acho que foste muito precisa em varios pontos. Pena que as pessoas que cobravam tanto pelo filme não tenham do assisti-lo. Gostaria de ouvir mais criticas do filme. Talvez agora com a estreia nacional tenhamos mais feedback do público. Afinal, desconsideradas todas as limitações o filme foi feito para o publico.

    Aproveito para divulgar a sessão comentada do filme, com o Luiz Antonio de Assis Brasil, que acontece dia 21 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre.

    att,
    Alvaro de Carvalho Neto

    ResponderExcluir
  4. AONDE ACHO O FILME PF PF PF É PRA UM TRABALHO !!!!!!!
    MEU E-MAIL É LUCIANAGOTICA1996@GMAIL.COM

    ResponderExcluir