quarta-feira, 1 de julho de 2009

UFSM "super-original"


Esse post é só para soltar veneno mesmo, porque hoje estou com um pouco de preguiça, hehe. É que há um tempinho notei que no Campus da UFSM, ao lado da União, há uma parede grafitada com a frase "Pra que(m) serve o teu conhecimento?"(foto). Pois é. A frase é legal né, instiga o pensamento, bla, bla, bla.
Só que esta frase ficou famosa em agosto do ano passado, em Porto Alegre. Alunos do DCE da UFRGS grafitaram a parede do edifício das Letras com o "Pra que (m) serve o teu conhecimento?". O caso rendeu uma baita polêmica porque um grupo de alunos acionou a Universidade dizendo que se tratava de depredação do patrimônio público, além da pintura ter sido feita sem autorização da instituição. O assunto foi muito discutido na época: uns dizendo que era depredação, outros dizendo que se tratava de uma manifestação interessante já que a frase leva a reflexão sobre a utilidade da formação universitária e do academicismo. Acabou que pintaram em cima da frase e hoje não sei como está. Não estou inventando. Podem olhar aqui.
Pessoalmente, achei interessante a iniciativa dos alunos da UFRGS de ter feito o grafite.
Causou-me surpresa ver a mesma frase na UFSM. Há tantas frases com pensamentos interessantes que podem provocar bons questionamentos. Por que pegar a mesma frase da UFRGS? Foi intencional? A ideia é lembrar o fato ocorrido na UFRGS? não entendi o porquê da imitação...

Um comentário:

  1. Sil, como sempre, dei uma passada aqui pelo teu blog. adoro teus textos. são bem criticos e divertidos. sobre a manifestação dos estudantes no centro da cidade: acho uma merda mesmo não ver os professores tão indignado quanto os alunos. quase todos formados em jornalismo mas preferem se manifestar pelos direitos do professor. uns coitados.
    ia escrever sobre outros posts mas estou fazendo uns trabalhos aqui e tenho que me concentrar.
    saudades. sucesso!

    eduardo ramos

    ResponderExcluir