terça-feira, 6 de abril de 2010

Problema de pesquisa

Qual é o meu problema??? Eu preciso saber...
Tudo bem, cada um com seus problemas. Não é o que dizem? Mas eu preciso só de UM. E tá difícil de criá-lo.

Ai, tá difícil essa vida projetal.
Preciso saber meus objetivos, com clareza, para definir meus métodos...como executá-los?
como alcançá-los? são relevantes? pertinentes? Como saber meus métodos sem saber definir meus objetivos? Ahá...E o objetivo GERAL é geral. Depois tem os específicos que nem sempre são específicos. Mas por que os específicos tem que ser mais específicos que o geral? Hum.

as coisas parecem não fazer sentido? Sentido?? Palavra proibida porque eu não vou trabalhar com Análise do Discurso. Vai ser Análise de Conteúdo. Sim, por causa disso, eu não posso usar a palavra "sentido" que pertence à AD e à MN (Mais Ninguém).

Lembrar da frase da professora: "O significado é dado. O sentido é construído". OK. Então a palavra é SIGNIFICADO. Muda tudo né.

Eu preciso de noções balizantes. CONCEITOS. Conceitos são tudo que preciso.
Ha!! E tem ainda a definição do Corpus da pesquisa. Ui!!

Nossa! É tão simples isso. Alguém me interna...

6 comentários:

  1. Oi, Sil. Cada vez que leio um troço desses (e tenho a cônjuge que também adora isso),mais me convenço que minha vida está relegada (graaças a Deus) ao chão de fábrica. No mááááximo ao primeiro andar. E olhe lá.. hehehehe Bjs e sorte - que você vai precisar.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil. Cada vez que leio um troço desses, me convenço: meu negócio, graaaaças a Deus, é o chão de fábrica. No mááááximo, o primeiro andar. E olhe lá.. hehehe. E olha que tenho uma cônjuge que vai na mesma linha tua, assim que der. Boa sorte. A vocês duas.

    ResponderExcluir
  3. E olhe que ainda tem a abordagem, o enfoque, os instrumentos, os sujeitos...etc.etc.mas é bom, qualifica, dá suporte, não vejo vantagem em ficar "no chão da fábrica" ainda mais para quem pretende ser "formador de opinião". Estar no "chão da fábrica" não significa não poder ter leitura, clareza teórica, capacidade de elaboração. Lembra quantas questões formulei, quanto elaborei para delimitar as questões-chaves, o problema central do Projeto de Mestrado? Beijos

    ResponderExcluir
  4. A opção de te internar faz sentido!!!!

    ResponderExcluir
  5. Faz sentido mesmo...essa loucura é genética, hehe!

    ResponderExcluir
  6. Pobre do(a) orientador(a)! hahahah

    ResponderExcluir