segunda-feira, 19 de abril de 2010

regra número 1: não ignorar as redes sociais

Serão as redes sociais as protagonistas destas eleições?
Vi ontem no blog Radar Político, do Estadão, que a Globo tirou do ar a campanha aos seus 45 anos porque foi considerada como propaganda subliminar do Serra - cujo partido tem o número 45 também. A notícia está aqui. A própria Globo resolveu tirar a campanha do ar depois de declarações de blogueiros na internet e repercussões no Twitter...ai, ai...

pois é...não se pode mais ignorar as redes sociais e as manifestações da rede...

Tanto é verdade que a candidata Dilma lançou ontem seu blog, o dilmanaweb.com.br (foto). Bonitinho. Tem espaço para comentários, links para as principais redes sociais, galeria de fotos, biografia separada por décadas com fotos antigas, vídeos, notícias, e, claro, um link com as propostas. Ainda tem um outro site, mais toscão, o blogdadilma.ning, que parece ser oficial, mas não sei...óbvio que agora vai proliferar o número de sites com o nome da Dilma...

Dilma também pode ser seguida pelo Twitter pelo @dilmabr. Se não é ela que escreve, pelo menos, disfarça bem. Ela usa o twitter para comunicar sobre os eventos que participa, para informar seu roteiro, sobre pessoas que encontra, enfim, comentários gerais sobre fatos da agenda e tal...não sei se responde aos seguidores já que estes somam 32 mil, o que inviabiliza a possibilidade de responder a todos.
Dilma segue somente 38 pessoas, entre elas, a Ana Maria Braga (argh!), o blog do Noblat e a Cristiana Lobo (tudo bem, é bom saber o que os jornalistas malinhas andam falando por aí...).
Olha só. Além de políticos, a Dilma segue o MV Bill (hum...), Teatro Mágico (que legal!) e a Ivete Sangalo (que não legal!).

O Serra também deve ter blog, site e twitter, mas eu não procurei. Ele já tem a Globo e a Folha pra fazer propaganda pra ele...hehe..

7 comentários:

  1. Leandro Briese

    Muito bom Sivana, adorei o comentário final, hehehehe...
    Bj.

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  2. Obrigada, Leandro, haha..claro que exagerei um pouco,mas algumas coisas são visíveis. A própria diferença das coberturas jornalísticas da Globo aos alagamentos de SP e os do RJ mostraram que o tratamento não é o mesmo. No RJ pegaram bem mais pesado com matérias mais amplas e mais críticas aos governantes. No caso de SP, preferiram transferir as responsabilidades para a metereologia, somente.

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  3. Oi, Sil. Acho que deveria seguir o Serra.Até porque ele fala pouco e quase só depois das 3 da manhã quando, imagino, já estejas dormindo.. hehehe

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  4. Ele fala pouco? ouvi dizer que ele era todo do twitter...hihihi...sim, às três da manhã, de dia de semana, estou dormindo, hehe.

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  5. viu? não é tããão grave assim.. hehehe.. e, afinal de contas, é bom saber o que ele diz,mesmo em horário impróprio. Do contrário, ficaremos só com as "fontes oficiais" - que já citaste. hehehehe

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  6. Verdade...tá bom...me convenceu, haha. Vou procurar o twitter do querido Serra que esta semana estampa a capa da Revista Veja com uma carinha de "meigo", hihi.

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  7. Leandro Briese

    Não exagerou não Silvana, está corretíssima!!!
    É repugnante a forma com que a grande imprensa tem atuado na cobertura das eleições deste ano. Assumiram, definitivamente, o papel de base da candidatura Serra. E olha que o processo eleitoral tá bem no início.
    O episódio da campanha da Globo é o cúmulo do absurdo.
    Concordo contigo que as redes sociais e os blogs independentes terão muita importância nessas eleições (nas eleições de 2006 já tiveram um papel bem relevante).
    Sobre a capa da Veja, o Serra com aquela carinha simpática bem condizente com a personalidade dele, cheia de fotoshop (só faltou colocarem cabelo na careca dele)...Lamentável!!!
    Beijo!

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