quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um café...para dar espírito

OK. Estou sem grandes ideias então vou aderir ao Agenda Setting midiático e falar da pauta dessa quarta-feira que emplacou duas reportagens nos telejornais locais: hoje é o Dia Internacional do Café, o companheiro do dia-a-dia. A popular bebida de toda hora é hora. Sim, alegria, alegria. O que seria da gente sem o café de manhã, de tarde e de noite também.

Balzac tem um livrinho que se chama "Tratado dos Excitantes Modernos" onde trata da aguardente, do tabaco e do café, é claro.
Ele até conta uma experiência realizada na Inglaterra. Uma proposta foi feita a três condenados a morte. Serem enforcados imediatamente ou submeterem-se a uma experiência alimentícia. Cada um iria viver exclusivamente de chocolate, café e chá. Uma substância para cada prisioneiro sem a ingestão de qualquer outra comida ou líquido. O que comeu só chocolate viveu oito meses; o que tomou só café durou dois anos e o cara do chá viveu três anos. Viu só? Um aviso a quem toma café o dia inteiro...E se fosse chocolate com café...hum..bom... Quanto tempo será que alguém viveria? E se fosse café adoçado...viveria bem menos, talvez...

Ao falar do café, Balzac diz: "O café é um torroficador interior. Muitas pessoas atribuem ao café o poder de dar espírito; mas todo o mundo já pôde verificar que os entendiados se entediam especialmente após tomá-lo. Enfim, embora os merceeiros permaneçam abertos até a meia-noite em Paris, nem por isso certos autores se tornam mais espirituosos". É, hehe...essa história de café com livrinhos acho que é mais pra fazer grau do que para se inspirar.

Balzac diz mais: "o café põe o sangue em movimento, fá-lo brotar os espíritos motores; excitação que precipita a digestão, tira o sono e permite manter durante um pouco mais de tempo o exercício das faculdades mentais". Ha, isso bem sei..."o café atua sobre o diafragma e os plexos do estômago, de onde alcança o cérebro por irradiações incalculáveis e que escapam a toda e qualquer análise; não obstante, pode-se presumir que o fluído nervoso é o condutor de eletricidade que desprende essa substância que ela encontra ou põe em ação em nós". Nossa!!condutor de eletricidade, heim..

Claro que o escritor também fala de pessoas que exageraram no café, ingerindo sua substância perigosa, o tal do tanino, e por isso ficaram tortas ou morreram queimadas, hahaha. "O excesso de café, como o de chá, causa grande secura na pele, que se torna ardente. O café provoca amiúde suores e dá uma sede violenta. Naqueles que chegam ao abuso, a salivação se espessa e é quase suprimida".
Enfim..o livrinho é bem legal...

Mas eu queria, hoje, homenagear a cafeteira italiana aqui do apartamento (foto). Tadinha, ela trabalha dia e noite, é realmente explorada, massacrada e não recebe nem um bombril na latinha. Não sei como ainda funciona...O café que ela produz é da melhor qualidade. Bom mesmo. É difícil gostar de outro quando se acostuma ao café dela. Nossa cafeteira é rápida, eficiente, prática. Eu amo ela!!!

Sinceramente, não sou muito fã daqueles cafés de máquina onde a gente coloca moeda. Eca. Café de escritório, consultório, restaurante, geralmente, é ruim também. Eu sempre experimento. E nunca me agrada muito.

5 comentários:

  1. Puxa, me deu uma vontade de tomar café. E com uma cafeteira igualzinha essa daí. Veio da mesma fonte. Mas acho o café de vocês aí um pouquinho forte, mas é delicioso, claro nem tanto quanto o que o Irineu faz aqui.

    ResponderExcluir
  2. E ela faz o cafeinado e o descafeinado.é fueda!

    ResponderExcluir
  3. A palavra CAFÉ é autosugestiva.
    Lá vou eu também!

    ResponderExcluir
  4. CARACA! Tu leu isso? http://ht.ly/1LwVq

    ResponderExcluir
  5. "O inferno é uma igreja lotada de pedófilos." (Ass.: Eu)

    ResponderExcluir