terça-feira, 21 de junho de 2011

Filme seu filho e tenha milhões de acessos

Domingo me prestei para olhar um programa da Eliana, no SBT, onde ela entrevista os famosos da internet. Os cidadãos comuns que colocam vídeos na rede e têm milhões de acessos, transformando-se em celebridades da rede. Entre estes famosos, SEMPRE tem algum vídeo com crianças. Bebezinhos e sua espontaneidade, filmados pelos pais em situações engraçadas ou dramáticas. Talvez o sucesso destes vídeos se dê justamente pelo aspecto espontâneo, real, pois as crianças parecem não se importar em estarem sendo filmadas ou não; não se deram conta ainda desses mecanismos e agem naturalmente; o que nos dá a sensação de estarmos realmente testemunhando aquele momento.
Mas é claro que isso não explica tantos acessos, tanto sucesso destes vídeos. Não tenho por hábito acompanhar muito estes virais; alguns eu só conheço depois que todo mundo já viu.

Vamos a alguns deles.
A Alice me mostrou o "Mataram a formiguinha. que dó". Dois gêmeos. Um deles mata uma formiga e o outro entra em desespero e começa a gritar "que dó, que dó", hahaha. é engraçado.



No programa da Eliana, passou um muito impressionante também. O menino Matheus entra em desespero depois de matar um passarinho sem querer. É muito teatral!! Quem gravou e colocou na rede foi a irmã. O vídeo teve 13 MILHÕES de acessos. É engraçado também, mas é assustador ver a perturbação do piá. Inclusive nos comentários tem uma pessoa xingando a irmã por ter filmado ao invés de confortar a criança.




Mas o que dizer de um pai que filma o filho indo ao banheiro, sobe o vídeo no youtube e tem seis milhões de acessos?



Um dos mais famosos é o "Charlie bit me". São nenéns muito fofinhos mesmo. Desconfio que foram meio ensinadinhos, pois este é o segundo vídeo de Charlie e o irmão. Mesmo assim, é muito engraçado ver as carinhas deles!




O bebê do reggae é um dos mais legais. O pestinha que se acalma ao escutar Bob Marley.





Por último, o bebê que dança Beyoncé. Esse é muito engraçado porque dá pra ver o bebezinho tentando imitar as dançarinas. Super empolgadinha a cria!




São tantos os vídeos que não tem como citar todos. O David after dentist também é muito engraçado, a menina que pede pra fechar a porta e larga um "tranquilo?", o bebê que rebola ao ouvir aché. Enfim ,são diversos os vídeos de crianças, com milhões de acessos.

Além de se tornarem celebridades na rede, as crianças são chamadas para programa de televisão, entrevistadas e seus vídeos são parodiados e transformados em versões funk. As falas das crianças viram hashtags no twitter e se popularizam nas conversas do cotidiano.
"Is this real life?", pergunta o David anestesiado.
Sim, é a vida midiatizada, completamente, ou o "ethos midiatizado" conforme Muniz Sodré. Somos mídia, tudo é mídia, tudo pode ser gravado, publicado na rede e transformado.

Como as coisas são vistas e avaliadas sob vários olhares e os comentários dos vídeos do youtube mostram muito bem isso, os pais destas crianças também são alvos de fortes críticas, pois expõem seus filhos na internet diante de milhões de internautas. São crianças. Em meio a tantos fakes e máscaras da Internet, essa espontaneidade e inocência que as crianças trazem aos vídeos são atrativos interessantes.

Eu observo e me diverto vendo. E tento entender este mundo louco em que paramos na frente do computador para assistir aos lances da vida privada dos outros.


3 comentários:

  1. não tenho muito saco (nem tempo) p/ assistir, mas esse http://www.youtube.com/watch?v=wsBon3DTwIY é legal

    ResponderExcluir
  2. Queridinha, o que voce tem contra isso? quem é voce para falar dos outros? eu acho divertido essas brincadeiras! nao estou explorando meus filhos, nao ganho dinheiro nem fama. As vezes um pai e uma mae postam videos de seus filhos por sentirem orgulho deles e da sua evoluçao e desenvolvimento. Todo mundo nao tem tempo para fazer mais nada. todos sao muito ocupados, passam trabalhando, nao olham novelas, nao assistem tv. todos sao produtivos, por isso melhores do que outros. Ao inves de voce criticar brincadeiras como essas voce nao escreve algo criticando exploraçao de menores, pobreza. Acorda querida!!! Um pouco de alegria faz muito bem ao corpo e ao espirito. Se algumas pessoas usam a internet para se promover, muito bem, isso é pobreza de espírito mesmo, mas nao confunda com videos que nao tem preocupaçao nenhuma com esse mundo vulgar. muitas vezes pais postam videos para que outras pessoas da familia possam acompanhar o desenvolvimento de netos, netas, filhos, sobrinhos. a internet possibilita isso. E outra, se voce para para assitir Eliana, xuxa, ratinho, faustao, voce vai ter a mais pura demosntraçao de futilidade que existe mesmo. Continue a se abastecer com esse tipo de enterterimento e vai continuar a fazer somente observaçoes superficiais da vida.

    ResponderExcluir
  3. Mas não vale nem a pena eu me gastar te respondendo, ANONIMO CORAJOSO. Tu entendeu o que eu escrevi? Eu falei que tenho algo contra estes vídeos? Eu disse que os pais também são alvos de críticas. Antes de me xingar, vai aprender a ler e interpretar, ok? E outra: aqui no MEU blog eu falo o que eu quiser e critico quem eu quiser. Por acaso vc é pai de uma dessas crianças pra ficar tão ofendido? Vai carpir, querido!

    ResponderExcluir