sábado, 30 de junho de 2012

Sujo, mundano, delirante

Eu gosto de narrativas ficcionais bem inspiradas na realidade- paradoxo literário porque ficção seria a não realidade. Enfim...
Não falo do romance histórico; acho alguns meio monótonos; não curto ficção que exagera na precisão de datas, nomes de lugares, fatos...
Aprecio tramas bem mundanas, humanas no sentido bom e no perverso também, com personagens "podres", maliciosos, melancólicos, irônicos, sarcásticos, cruéis consigo mesmo; verdadeiros "losers".

Muitos destes protagonistas são escritores mais velhos, de meia idade, desapaixonados já da vida, em busca de sentidos para uma vivência já desgastada; Erotizados, observam e analisam a vida sob uma perspectiva de quem já passou por tudo; ou correm atrás da vida, atrás do tempo, atrás do que realmente importa, atrás da recuperação das coisas que foram significantes, ou simplesmente enxergam a vida com tédio e enfado, glamorizam a própria infelicidade, colocando-se no topo do ranking dos seres humanos inúteis, que perderam completamente a moral.


São assim algumas obras de Rubem Fonseca, Sérgio Sant'Anna, Philip Roth, João Gilberto Noll, entre vários outros. Estes foram os que li. Escritores maravilhosos que constroem personagens tão profundamente humanos, tão fodidos na vida, tão perdidos nos acontecimentos, tão sufocados, tão filósofos de boteco...
tão fascinantes...

Acabo de ler mais um livro desse gênero de personagem: "tô fudido mesmo então só me resta contemplar, reclamar e trepar". Histórias banais relatadas por um protagonista totalmente "flâneur" fazem o leitor imaginar como seria viver em uma Havana quente, pobríssima e fétida. "O insaciável homem-aranha" (Cia das Letras, 2004), do cubano Pedro Juan Gutiérrez é ficção subversiva, com linguagem ferina,suada, obscena, livre.... Pode chocar os mais românticos. Pode perturbar.





A orelha do livro já sinaliza o perfil do contador de histórias:  Flâneur sem vintém, erotômano assumido, seu narrador astuto e vertiginoso arrisca-se com estes relatos num percurso interior em que a literatura é seu guia e também sua perdição. O resultado é um livro desconcertante sobre uma situação extrema em que todos estão despidos de quase tudo e em que o sexo e o desregramento são o veículo do cinismo, da degradação, do heroísmo e da vontade de sobreviver.

Em meio a um ambiente hostil - uma cidade sufocada pelo calor, um apartamento de oito andares sem elevador, um casamento já fracassado, uma vida limitada pela falta de dinheiro - o protagonista tenta sobreviver, buscando o sexo e o entopercimento - muito rum - para passar os dias.

A Havana de Gutiérrez é a Havana de Gutiérrez, pois se trata de uma ficcção. Não cabe a mim como leitora questionar os relatos, duvidar da construção da narrativa. O que importa é que o contexto político-social presente nesta cidade, no ambiente, nos vizinhos, nas pessoas com quem este narrador se relaciona ou convive o atingem diretamente e acompanham seu estado permanente de angústia, de divagação, de mau humor, de degradação...

"É evidente que abandonei a infância há tempo demais. Estou transformado em O ADULTO HOMEM-ARANHA. Sem imaginação, sem senso de humor. Se me fizerem um teste psicológico seguramente vão encontrar grandes doses de veneno nas glândulas dos meus caninos. Desejos insatisfeitos de assassinar e bater, e uma sexualidade excessiva. Com cinquenta anos devia ser mais realista e equânime. O sexo me tortura".

É claro que o narrador-escritor atormentado, cansado da vida, despuradorado ou mesmo tarado, não é uma novidade na literatura. Essa narrativa metalinguística, de desabafo, que nos faz confundir narrador com escritor, é construída das formas mais diversas pelos mais diferentes autores.

O sujeito desregrado de "O insaciável homem-aranha" - escrito em primeira pessoa do singular - pega o leitor pela mão e o convence a mergulhar junto em suas delírios e fantasias, provoca requintada imaginação ao descrever os ambientes, as pessoas, as situações; faz o leitor identificar-se com os sentimentos e pensamentos que tratam de estados físicos, afetivos e emocionais, de relações humanos, de modelos sociais...faz o leitor pensar como o ser humano é complexo, bizarro, estranho...

Respeito o puro entretenimento, mas Literatura pra mim tem que perturbar, mexer com o íntimo...e Gutiérrez conseguiu fazer isso comigo.





Um comentário:

  1. FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS A PESSOA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS... FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE EM 10 MINUTOS APÓS PUBLICAR A PESSOA VAI TE LIGAR, TE PROCURAR,é importante ter FÉ. uma oração para o amor muito forte e poderosa!! Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JRC) vai vir agora atrás de mim(RH) Quero que você(JRC)venha de rasto, andando, correndo, apaixonada, cheia de amor e tesão para namorar e casar comigo, o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder: que(JRC) deixe de uma vez, definitivamente, todas os outros homens, amigos, casas e família, para assumir que me ama(RH). São Cipriano faça com que (JRC) me procure ainda hoje e agora, desejando estar comigo ao seu lado. Que(JRC) me admire e me ame muito, quero que(JRC) tenha a certeza que eu sou a pessoa perfeita para ela, o amor da sua vida e que (JRC)não possa mais viver sem mim e tenha a certeza que sou seu!
    , e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos de sua vida. Agora com quem estiver,onde estiver(JRC) será arrancado daí, porque o pensamento dela está em mim (RH). E ao me ver que sinta muito tesão, como nunca sentiu por ninguém. E ao se deitar que tenha sonhos eróticos comigo. E ao acordar que sinta muitas saudades minhas. E ao andar pensará em mim (RH) e vai querer me sentir, sentir meus carinhos, me ver, sentir meu cheiro, minhas mãos, me tocar com amor. Que(JRC) queira me abraçar, beijar, cuidar de mim e sentirá prazer até em ouvir minha voz. Que tenha muito ciúmes de mim (RH). São Cipriano, faça(JRC)sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá por ninguém. Que(JRC)sinta ódio e nojo e rejeite todas as outras pessoas que tiverem interesse sexual nela, para dedicar seu amor somente a mim (RH). E que seu amor seja só meu, pois somente comigo sentirá prazer, alegria e felicidade. Eu ( RH)serei tudo na vid!
    a dela. Que (JRC) tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão !
    somente
    por mim e que seu corpo seja só meu. Que (JRC) só tenha paz se estiver ao meu lado. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor. E vou divulgar seu nome e publicando essa oração sete vezes seguidas, em troca de amansar definitivamente (JRC) e trazê-lo apaixonada, carinhosa, devotada, dedicada, trabalhadora, fiel e cheia de desejo, tesão, aos meus braços para que (JRC)assuma o nosso namoro e venha viver comigo, o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM

    ResponderExcluir