segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Formatura de Jornalismo

Ai, ai. A convite da minha querida ex-estagiária e amiga, Renuska - ela tem um blog mas não lembro o endereço - , na sexta-feira passada, dia 23, fui na colação de grau da 5ª turma de Jornalismo da Unifra. Tudo bem que essas cerimônias são sempre a mesma coisa, mas, não sei por que, sempre espero coisas significativas dos discursos de formatura. E não sei por que também, sempre espero ouvir algo interessante dos oradores das turmas formandas de jornalismo.
Lembro que na minha formatura, em maio de 2002, gostei muito do discurso da oradora da turma de Jornalismo, a fofa, e atualmente doutoranda da USP, Roberta Brandalize. Emocionaram-me as palavras da Roberta. Foi um discurso despretensioso, mas muito crítico e, ao mesmo tempo tocante; bem diferente dos discursos dos meus colegas de Relações Públicas e Publicidade que preferiram falar sobre futilidades, como " o professor bonitinho", o colega "engraçado", as brincadeiras, e outras tantas besteiras que preferi esquecer.
Bom....o discurso da turma da Unifra foi muito irrelevante. Poxa, os dois oradores tentaram fazer uma coisa "diferente", mas o resultado foi lamentável. Começaram falando dos discursos clichês das formaturas de jornalismo. Seria clichê dizer isso, seria clichê dizer aquilo. Muito chato!!!!!!!!! E depois falaram da crise econômica, e tentaram fazer um discurso político, mas tudo sem fundamento nenhum. Mas o pior momento foi quando eles disseram que a 5ª turma de jornalismo foi considerada pelos professores como "a melhor turma que já se formou na Unifra". Foi mais ou menos isso que ouvi. Por favor!!! Que lamentável ter escutado isso dos oradores. Com que embasamento eles dizem isso? heim? Além da arrogância, comprometeram os professores presentes. Aliás, conheço alguns professores da Unifra e duvido que tenham feito tal comentário em sala de aula. Eu mesma conheci alguns poucos alunos de todas as turmas. Mas não tenho condições de dizer quem é melhor. Não se diz uma coisa dessas numa formatura, gente!!!
Quem salvou a parte dos discursos foi a paraninfa, a professora Rosana. Ela falou sobre a questão da regulamentação do diploma, e a não exigência de formação superior para o exercício do jornalismo, assunto que foi completamente ignorado pelos formandos. Poxa, uma turma inteira se formando em jornalismo e os representantes dos alunos não tocam no assunto. Sei lá...minha opinião, que também nem interessa muito.
Sei que um punhado de jornalistas se formou nessa sexta-feira, no Clube Caixeiral. Boa Sorte a todos, em especial para Renuska, Grazi, Sacha, Maurício e Pedro. Os que conheço dessa turma. E parabéns 5ª turma de jornalismo pelo convite on line que vcs fizeram. Estava muito legal. Tinha até classificados deles pedindo emprego. Gostei da sinceridade de muitos ali, apesar de algumas aberrações, hihi.

Um comentário:

  1. nooossaaa, silvanisss...

    depois não sabes por que te acham metida...rsrs


    beijo,
    nos liga!

    lelê e juju.

    ResponderExcluir