quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Relatos do Intercom

Muitas mesas-redondas, palestras, seminários, GTs, GPs, power points, ideias, coisas a serem pensadas... Tudo ao mesmo tempo.
Assim foi o Intercom 2010 que ocorreu de 2 a 6 de setembro na UCS, em Caxias do Sul.
Gostei de participar. É interessante ver as apresentações de trabalhos, os mais diversos modos de falar sobre o que se está estudando, as mais diferentes posturas acadêmicas; gente séria, gente descolada...trabalhos muito bons, outros confusos...outros aparentemente malucos...
É bom ir nestes eventos porque a gente acha que vai apresentar uma porcaria e chega lá e vê coisa pior, haha.

Eu apresentei meu trabalho no sábado passado, no Grupo de Gêneros Jornalísticos. Aliás, essa divisão de grupos é meio maluca. Os estudos se entrecruzam muito. Meu artigo poderia estar no Grupo de Cibercultura, Convergência ou no de Teorias do Jornalismo talvez. Óbvio que é preciso dividir os trabalhos em grupos devido à quantidade de artigos inscritos. Mesmo assim, o que se vê são trabalhos que poderiam estar em vários grupos. Tentei ficar no Grupo de Gêneros, mas circulei pelo de Convergência também.
Enfim, no Intercom, temos que ter consciência de que, se escolhemos um Grupo pra ficar, estamos perdendo dezenas de apresentações interessantes que estão ocorrendo em outros grupos. Há que se fazer opções. O pior é quando as apresentações não são boas e aí fica ruim entrar no meio da programação dos outros grupos.

Enfim. A estrutura da UCS é muito agradável. No final das programações acadêmicas, todo mundo se dirigia ao Centro de Convivência que sempre contava com apresentações de bandas. E bandas boas. Na abertura do evento, na sexta-feira, fomos presenteados com o excelente show de Borguetinho e Arthur Bonilla. Simplesmente mágico!!! Neste vídeo do YouTube, dá pra ter uma ideia do show.

Uma das coisas boas do Congresso é conviver com os colegas de mestrado. Aliás, que turma boa! Todo mundo se apoiando. Os queridos estão aí nessa foto dos mestrandos da Universidade Federal de Santa Maria. A foto é da máquina da Solange.

Bom. Há mais coisas pra falar sobre o Intercom, mas já me estendi demais...
A Gabriela Assmann também postou um texto legal sobre o Intecom no blog dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário