terça-feira, 26 de abril de 2011

Conferência de Cultura - mobilizações

Está todo mundo ligado que nesta sexta e sábado tem a Conferência Estadual de Cultura em Santa Maria. A cidade está se mobilizando pra participar do evento que vai discutir as políticas públicas do Estado para a cultura.

Então, ontem, algumas pessoas ligadas à cultura se reuniram no Boteco do Rosário para discutir a participação na Conferência. Uma nova reunião ocorre nesta quinta-feira, às 18h. Abaixo, segue a ata da reunião de ontem.


Com a finalidade de integrar artistas, produtores e conselheiros culturais de Santa Maria, aproveitando o mote da Conferência Estadual de Cultura, segue ata de um reunião realizada com diferentes organizações da cidade, seguido de uma nova proposta de encontro aberto! Confira!

Ata de Conversações sobre Conferência Estadual de Cultura (a ser realizada dias 29 e 30/04 em Santa Maria)

Local:

Boteco do Rosário, dia 25 de Abril de 2011, 20 horas

Presentes:

Art Publica (Juliano Siqueira, Pablo Fronza, André Marcos)

Thiago Costa da Silva, articulador cultural independente

Sala Dobradiça (Elias Maroso, Desirée Tibola, Alessandra Giovanella)

Palco Fora do Eixo (Luise Scherer)

Núcleo Visceral de Imagens Técnicas/Macondo Cineclube (Carolina Berger, Marcelo Cabala)

Macondo Coletivo (Lúcia Dalmaso)


Rede Universidade Nômade (Leonardo Palma)

Considerações gerais sobre o encontro:

Este encontro foi realizado mediante um convite aberto, disseminado/divulgado via web, tendo como objetivo tratar questões gerais delimitadas na programação da Conferência Estadual de Cultura. A partir de assuntos apontados e discutidos, surge a necessidade de mobilizar novos encontros junto a demais produtores culturais e ao Conselho Municipal de Cultura, tanto para tratar da conferencia em questão como também gerar, posteriormente, maior integração entre agentes culturais.

Principais Assuntos:

1) Primeiramente, houve contextualização/debate sobre a atual gestão do MinC e a marcante mudança da implementação de suas politicas culturais. Houve relato de alguns agentes culturais sobre as dificuldades no repasse de verbas dos editais e concursos já lançados e ainda não cumpridos. Além do interesse em discutir questões referentes às iniciativas federais, propôs-se também o debate sobre assuntos relacionados a iniciativas municiais e estaduais, visto que a conferência está prestes a ser realizada no município.

2) Composição de estratégias para a participação do evento, iniciada por leitura da programação da Conferência Estadual de Cultura, surgindo, no entanto, as seguintes questões:

a) Estrutura e organização do encontro, visto que a disponibilização pública da programação não aclara a dinâmica e os integrantes das mesas, debates e falas;

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI -> http://marcelocabala.blogspot.com/2011/04/encontros-previos-conferencia-de.html

b) Grau de articulação das organizações culturais de Santa Maria para o evento.

c) A existência de participação/contribuição do Conselho Municipal de Cultura para a conferência, sendo este um grupo de representantes da produção cultural da cidade.

A partir de tais indagações, propõe-se por meio deste relato um movimento de integração diversificada, sendo convidados os próprios agentes/produtores culturais santamarienses como também os conselheiros municiais da cultura, afim de enriquecer a participação no referido evento. Tal ideia vem ao encontro de um anseio - a curto e médio prazo – para concretizar debates, parcerias e interlocuções entre os diferentes focos da cultura em Santa Maria.

Desta maneira, este documento será amplamente disseminado com a finalidade de marcamos outro encontro pré-conferência.

Sugestão inicial de data, horário e local:

28/04, das 18h às 20h no Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400. Fone: 3025-3043)

Sintam-se todos convidados e sigamos construindo nossa rede! Proliferar encontros e espaços de encontro: a melhor resistência cultural é a criação, afirmar a arte do encontro e a existência criativa.


Programação Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário