quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Record na mídia


Os 15 minutos iniciais do Jornal Nacional de ontem foi só sobre os crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha que teriam sido cometidos por membros da Igreja Universal. O JN, inclusive, informou que várias emissoras regionais de televisão teriam sido compradas pela Record com dinheiro dos fiéis. Até onde sei, dízimos e doações são "normais"; o problema é que foram criadas empresas de fachada para movimentar todo esse dinheiro. A Globo ainda detonou com o Edir Macedo colocando um vídeo caseiro dele ensinando outros pastores a tirar dinheiro dos fiéis: "ou dá ou desce", dizia ele. Se não me engano, esse vídeo é antigo e já tinha sido exibido há alguna anos. Mas é claro que agora foi a hora de juntar tudo de novo.
É óbvio que a Igreja Universal tem muita grana mesmo e os crimes devem ser investigados. No entanto, deu pra ver a satisfação da Globo que deitou e rolou sobre o fato; depois mostrou a cobertura internacional sobre a investigação pra dizer: "todo mundo está cobrindo, não somente nós". Ai, ai. É notório o interesse da Globo em dar visibilidade aos escândalos para enfraquecer a concorrente.
Todo mundo vê que a Record está investindo pesado no jornalismo. Vários repórteres da Globo, inclusive, migraram para a emissora de Macedo que, para os jornalistas, é uma empresa de comunicação e representa oportunidade de trabalho fora do circuito Globo. A Record News foi criada mostrando que a rede está se propondo realmente a disputar audiência.
Uma pena mesmo que a empresa de comunicação faça parte desse rolo todo. Uma pena que a estrutura jornalística pertença à Igreja. Uma pena que o jornalismo fique na mão desses grupões monopolizantes. Triste.

2 comentários:

  1. Sil! Concordo com tudo que escreveu, apenas sobre o vídeo que foi exibido, assisti ao jornal do SBT em que os apresentadores - um, inclusive, ex-rede globo - dizia que aquelas imagens eram vendidas em forma de vídeo aos fieis.

    ResponderExcluir
  2. É a mesma batalha que a Folha de São Paulo vem travando há tempos tentando derrubar a REcord. é legítima a denúncia contra o que faz a Igreja com os trouxas e ignorantes dispostos a pagar por um lugarzinho no céu, mas é vergonhoso o interesse por trás das concorrentes da Record.

    ResponderExcluir