terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fantástico e o Belchior

Que palhaçada essa história do "sumiço" do Belchior. O blog do Azenha publicou um texto bem interessante falando que o programa Fantástico é que inventou esse sumiço. Se o cara quisesse mesmo sumir não ia ficar tirando foto com fãs e aparecendo em eventos recentes como aconteceu. O texto do blog é de Mauro Carrara, leitor de Azenha. Entre outras coisas ele diz o seguinte:

Inventou-se ali uma estória (sim, agora sem “h”, mesmo) sobre o desaparecimento de um “grande astro da MPB" (...)A longa matéria misturava fraseados de trama noir e música incidental de suspense hitchcockiano. Por meio de depoimentos pinçados e uma edição bem tesourada, a Globo induziu o brasileiro a cogitar até mesmo de uma abdução
. Ora, nos delírios narrados por Patrícia Poeta e Tadeu Schmidt, o folhetim da Globo manteve-se caninamente fiel à doutrina kameliana do jornalismo “testador de hipóteses”. (...)No caso de Belchior, a reportagem foi tratada como pândega por vários profissionais gabaritados da Central Globo de Jornalismo. Era o "se colar, colou". Riu-se da figura do trouxa engolidor de bobagens, o típico Homer Simpson boneriano. Nos dois anos do suposto “sumiço”, Belchior foi visto, fotografado e gravado em vídeo por dezenas de pessoas, entre jornalistas e cidadãos comuns.

Sinceramente. Será que Belchior sumiu mesmo? Na entrevista a Sonia Bridi, domingo, ele disse tranquilamente que morava em São Paulo e que estava traduzindo umas músicas no Uruguai. E por que a Globo tem que ficar indo atrás de uma pessoa? O cara não pode sumir em paz?

O “sumido” distribuira ainda autógrafos para admiradores em lugares como aeroportos e restaurantes, no Brasil e no Uruguai. Tudo recente, recentíssimo.

Aliás, que fugitivo, abduzido ou desencarnado daria palhinhas em shows, participaria de atividades de ONGs e visitaria o presidente do Senado?

É. Pois é...e tudo mundo foi na onda do Fantástico desvendador de mistérios e descobridor do paradeiro de Belchior. Pelo menos o Belchior vendeu um monte de disco por causa dessa história, hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário