Amanhã, às 19h, na Câmara de Vereadores, tem uma audiência pública para discutir a decisão do STF que dispensou a exigência do diploma para o exercício de jornalismo. Hoje de manhã a vereadora Helen Cabral passou pelas salas de aula do curso de Jornalismo da UFSM para divulgar a audiência. Pretendo dar uma passada lá. Até para ouvir do povo as argumentações pró e contra; se bem que acho difícil que alguém se manifeste a favor da decisão do Supremo, hehe. Seria interessante para o debate. Afinal, estagiários de jornalismo que trabalham como jornalistas são profissionais não diplomados exercendo a profissão. Não são??
O tema da audiência é: "Exija informação de qualidade! Jornalista só com diploma". É...eu não sei o que é informação de qualidade. Seria um profissional de qualidade? Uma apuração de qualidade? Um texto de qualidade?
Seria bom se os vereadores se preocupassem em ter jornalistas de qualidade e diplomados. E lá tem. Mas tem também muitos estagiários, CCs fazendo às vezes de jornalista...Posso dizer, porque já trabalhei lá, que na Câmara de Vereadores há muitas, mas muitas pessoas, que "entendem" de jornalismo. A começar por certos vereadores que se acham "os" jornalistas; acham que entendem tudo de jornalismo. Usam o seu poder para "ensinar" os jornalistas diplomados lá de dentro. Triste. Será que eles vão participar da audiência? será que têm conhecimento dessa discussão?
Vereadores participando da audiência pública? Para discutir o diploma de jornalista? Hein? Repito? Hein??? Tirando a Helen (e talvez a Maria de Lourdes e a Sandra Rebelato, porque são da comissão tb), duvideodó...
ResponderExcluirMuita gente, mas muuuuuuita pensa que sabe tudo de jornalismo.
ResponderExcluirInfelizmente, não é só na Câmara. Desde que voltei para SM, encontrei cada situação de desrespeito com a nossa profissão e total desconhecimento do nosso papel que daria para fazer um livro. Triste
ResponderExcluirAbraços
Fabi Machado