sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Abraços Partidos

Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar, é bom, melhor do que Volver, mas não tão bom quanto Tudo Sobre Minha Mãe, Má Educação ou Fale com Ela.
Assisti ao filme, ontem, no Cine Movie Art. Aliás, só está passando no shopping do Centro. Não deve ser considerado um arrasa-quarteirão digno de ficar em cartaz no Arcoplex.

Pois então, eu gosto dos filmes do Almodóvar. Adoro os personagens fortes, as mulheres loucas e passionais, as histórias trágicas, o clima de paixão, loucura, morte, limites. Eu adoro as insanidades dos filmes dele. São personagens muito humanos, sempre em conflito. E Abraços Partidos mantém isso. Utiliza-se da metalinguagem porque conta a história de um diretor de cinema, uma atriz, um filme. E, é claro, envolvimentos amorosos, segredos, lembranças, drama....e morte. Mas o filme tem momentos bem chatinhos. Confesso que não entendi alguns diálogos do filme que é gravado dentro do filme. Há cenas estranhas como dos DJs tomando drogas e de radiografias de partes do corpo de Lena, personagem de Penélope Cruz, que, como sempre, chama a atenção pela beleza e vivacidade. Mas o longa tem outra atriz maravilhosa, Blanca Portillo, que faz o papel de Judit, agente e amiga do protagonista, o diretor de cinema, Mateo. Força e fragilidade sempre transparecem com muita intensidade nos personagens de Almodóvar.
Abraços Partidos é bom, mas, sem dúvida, não tem a mesma dramaticidade das películas anteriores do diretor espanhol.

3 comentários:

  1. Oi Sil. Um comentário rapidim. Tu assisitu "Mulheres à beira de um ataque de nervos"? Aconselho porque ele é absolutamente ótimo. Bom, eu sou fã de carteirinha do Almodóvar, então, suspeita, hehe. Só uma curiosidade: as cenas do filme que está sendo gravado são do "Mulheres à beira de um ataque de nervos". Não que isso vá dar algum sentido às falas, mas passa uma idéia no mínimo peculiar por essa escolha do Almodóvar. Besos. Sara

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...eu não vi o "Mulheres...".Talvez por isso tenha perdido algo então. Não me dei conta. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Essa Judit é outra atriz que sempre ele escala pra seus filmes. Ela fez Volver, tinha uma papel destaque tbm. Eu gostei do filme, ri bastante, e a trilha sonora, dramática pra variar, me tocava em todos os momentos.

    ResponderExcluir