quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Notas midiáticas II


Lixo- Acabei de ler no site do Claudemir informações mais precisas sobre essa nova empresa de recolhimento de lixo que a partir de hoje substitui a PRT. A nova empresa, escolhida por meio de contrato emergencial, tem sede em São Paulo. E o post do site também tem bons comentários. Vale a pena dar uma olhada. Aliás, parabéns ao Claudemir pela interessante pesquisa que traz sobre a nova empresa responsável pelo recolhimento de lixo da cidade, com informações ausentes nos nossos jornais locais. E olha que eles tem Internet e mais um pouco.

Bombeiros -Quanto aos bombeiros, um leitor do Claudemir faz a mesma observação que eu em relação às ações do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Ele sentiu falta de cobranças ao governo do Estado. "Tão incisivas quanto as medidas que vem sendo propostas deve ser a cobrança de ações do governo do Estado, verdadeiro responsável pela situação deplorável que se encontra os bombeiros não só em Santa Maria. Estranhei que entre as medidas discutidas na primeira reunião de trabalho do FUNREBOM, conforme nota da CACISM, não esteja definida nenhuma ação junto ao governo do estado", disse o Márcio Dutra no espaço de comentários do site do Claudemir.
Ufa!!!Achei que estava sozinha com minhas impressões. Na reportagem de hoje do Diário, novamente são descritos os problemas dos bombeiros, mas autoridades responsáveis por uma solução concreta não são ouvidas. O que o nosso secretário de Integração Regional e "interlocutor" com o governo do Estado pode fazer a respeito? E o comandante geral da BM? Não é com ele?
Ai, sei lá....talvez esse calor esteja me pirando o cabeção...

4 comentários:

  1. os governos sempre se aproveitam da mudez dos cidadãos, que devem achar normal políticos serem corruptos. Minha cidade natal, cidadezinha da RMBeloHorizonte que tem apenas 415.098 habitantes (a 5a mais populosa de Minas) conta apenas com UMA empresa de ônibus e mais alguns míseros licenciados que fazem rotas municipais. Essa única empresa faz todas as rotas municipais e é detentora exclusiva das linhas intermunicipais. Quantas vezes já perdi quase 2 horas num ponto de ônibus esperando o maldito 3292 para BH que não obedece a horários. E olha que morava na região central da cidade! Pois é, o dono da empresa de ônibus é mais poderoso que prefeitos ou qualquer outro ser que possa levar mais um meio de transporte coletivo para lá. Entra mandato, sai mandato e todos prometem que o metrô vai chegar. Até hoje, nada.

    ResponderExcluir
  2. Silvana, há muito bombeiros deixou de ser responsabilidade do estado. São os municípios que fazem campanhas para equipa-los.Outro fato é que bombeiros se escudam na defesa civil e através desta conqusitarem recursos federais para suas ações. Hoje bombeiros é sinônimo de defesa civil. A sociedade não exerce o controle social, é coadjuvante. Em março acontece a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil, oportunidade que a sociedade civil poderá discutir e definir que tipo de defesa civil quer. Fraterno abraço. Te acompanho todos os dias. Aramis

    ResponderExcluir
  3. Hum...desconhecia isso, Aramis. E a Defesa Civil, então, é mantida por quem? governo federal? Mas não é dever do Estado contribuir, pelo menos, com a manutenção dos carros quebrados, por exemplo?

    ResponderExcluir
  4. Tenho notado que últimamente,tudo é responsabilidade do Governo Federal!!!! Quando chove demais, quando faz seca, os problemas da saúde,a precariedade dos bombeiros,de segurança, etc...Vamos ver como será, se o PT ganhar a eleição Estadual... Beijo. Mírian.

    ResponderExcluir