terça-feira, 2 de março de 2010

Aula Magna e muitas coisas a se pensar

Começou, começou!
Atividades acadêmicas tiveram início hoje. A sala 5005 do Mestrado da UFSM ficou bem lotadinha para a Aula Magna com a Profª Drª Silvia Helena Simões Borelli. O tema da aula foi “Comunicação e Juventude”. O que escutamos foi o relato de uma pesquisa realizada com jovens de bairros de São Paulo em que foram observados as relações dos jovens com a mídia, com a cidade em que vivem e com seus corpos. Mídia, Cidade e Corpos funcionando como três dimensões midiáticas.

Eu não saberia detalhar aqui a pesquisa relatada pela Professora Silvia, mas achei interessante alguns pontos destacados por ela. Como a dualidade Nomadismo X Gregarismo que foi observada pelos pesquisadores em relação às práticas desses jovens que estão sempre em fluxo, seja na Lan House, no shopping, na rua (Nomadismo), mas também nas instituições como a escola (Gregarismo).

A pesquisa, conforme Borelli, pensou a juventude no âmbito da cultura, buscando as lógicas das narrativas desses jovens e suas práticas. O corpo, por exemplo, é depositário de símbolos e narrativas, funcionando como uma primeira referência de comunicação. As roupas, a tatuagem, o cabelo, os piercings, todos elementos carregados de simbologias e de comunicação. Lembrei da minha mãe, que é educadora, que sempre diz que a escola, em seus moldes atuais, tenta ignorar o aluno como corpo.

No consumo da comunicação, a professora destacou a tensão que existe entre a cultura oficial e hegemônica e as manifestações independentes. Ela relatou que em São Paulo existe um forte enfrentamento entre os que grafitam e os que picham os muros da cidade. Muitos jovens reproduziram o discurso da mídia na hora de falar sobre a pichação: depredação, sujeira, vandalismo...A idéia que se tem de violência, por exemplo, é relacionada a uma estética midiática.

Outro aspecto interessante em relação ao consumo de comunicação, e que não se aplica somente a esses jovens, é a simultaneidade das percepções. Os jovens hoje fazem tudo ao mesmo tempo. Enquanto conversam no msn, estão escutando música, falando ao celular e vendo um vídeo. É tudo ao mesmo tempo agora...Poderíamos pensar aqui o conceito de Geração Y ou Geração pós-alfabética, que não foram citados pela professora, mas que se encaixariam nessa discussão.

Por fim, foi uma palestra interessante, que trouxe à tona problemáticas presentes no nosso cotidiano.

2 comentários:

  1. Muito interessante e pertinente esse debate. Veja, o jornalismo se preocupa com isso e as escolas, de modo geral, nem cogitam fazer esse debate. As escolas desconhecem o corpo, nem o percebem. E se percebem, a percepção, quase sempre, é carregada de preconceito. Deixa de ver as simbologias, a linguagem dos corpos dos jovens. Por isso, há um abismo entre o que se oferece aos jovens e o que eles desejam. Os desejos, de modo geral, nem são considerados, há, até, um desprezo aos desejos, influência, talvez, da Santa Madre Igreja, que sempre desprezou e demonizou os desejos.

    ResponderExcluir
  2. Sil, Sil...estive por aqui.
    Com muita preguiça, mas estive por aqui!!!
    hehehe bjus

    ResponderExcluir