quinta-feira, 4 de março de 2010

@realwbonner- jornalista do twitter

Então o William Bonner venceu o The Shorty Awards, conhecido como o “Oscar do Twitter”. Ele foi o mais votado na categoria Jornalista, empatado com a apresentadora da MSNBC, Rachel Maddow.
O que isso nos diz? O próprio Bonner, no twitter, disse que estava surpreso com o resultado, pois não faz jornalismo no microblogging. E não faz mesmo. Eu sou uma das 400 mil seguidores do apresentador do Jornal Nacional. Bonner faz comentários sobre sua família, pede para seus seguidores escolherem a gravata que vai usar na apresentação do JN, dá Bom Dia e Boa Noite, faz piadas, comentários debochados sobre aspectos de seu trabalho e deu. O máximo que faz de jornalismo é anunciar as próximas matérias que irão ao ar no telejornal, durante o intervalo do JN.

@realwbonner não é popular por fazer jornalismo no twitter. Conquistou seguidores porque no microblogging deixou de lado a seriedade, que ele tem na apresentação do JN. Ele tuita sobre coisas pessoais, faz comentários bem humorados, diz o que gosta e o que odeia em seu cotidiano. E fala muita bobagem, como todo mundo faz no twitter. Quer parecer "comum", "gente como a gente". Não entra em polêmicas, não comenta assuntos sérios, não divulga informações, não opina sobre temas de debate público. No twitter, Bonner não é jornalista.
Mesmo assim, venceu o prêmio do Twitter nessa categoria. Venceu porque representou o jornalista que ele é na Globo. E também é por causa disso que ele tem tantos seguidores. O twitter não tirou a credibilidade do jornalista. Pelo contrário. Talvez tenha mudado a sua imagem frente aos telespectadores que o seguem na rede. Agora, quando assisto ao Bonner no JN, eu me lembro dos seus tweets e isso alterou um pouco a minha percepção sobre o apresentador. É claro que ele continua cínico...hehe.

O twitter tem mostrado grande potencialidade como rede de difusão de informações e notícias. Os veículos de comunicação, tem, cada vez mais, utilizado a ferramenta como divulgadora de notícias e informações. Mas o prêmio de Bonner nos mostra que a intimidade de celebridades televisivas e o relato de coisas pessoais, seguindo a pergunta inicial do microbbloging, o "what are you doing?", ainda são muito presentes no dia-a-dia dos twitter.

Um comentário: