segunda-feira, 1 de março de 2010

Preciosa: a vida dura e crua

Sábado eu fui ver Preciosa- Uma História de Esperança, dirigido por Lee Daniels. É interessante que um filme assim esteja passando nos cinemas da cidade em meio a tantos arrasa-quarteirões sem sentido.
Preciosa é um filme importante. A história da adolescente americana negra, obesa, pobre, violentada pelos pais que se refugia em visões e sonhos "americanos" de ser uma pop star famosa, ao mesmo tempo que enfrenta uma crua e perversa realidade social e familiar.
Preciosa é a tragédia em forma de pessoa. Violentada, mal tratada, abandonada, analfabeta. Quando nada pode ser pior, outra fatalidade acontece a ela. É sofrimento atrás de sofrimento.
Ainda bem que há momentos de humor no filme que aliviam um pouco o peso do drama.
O filme mostra aspectos característicos da cultura americana. Há uma cena que fala mal da comida do Mc Donald's. Aliás, há cenas de comida fritando que se misturam à violência sofrida por Preciosa. A televisão também está sempre presente no cotidiano da protagonista. Sua mãe só sabe comer e ver TV, comer e ver TV. Comida pesada e televisão. Prazeres que não só dos americanos, é claro, mas que no filme compõem o cenário familiar opressivo onde vive Preciosa.
A comediante Mo'Nique é quem interpreta a mãe de Precios. Ela está indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Em alguns momentos, achei a interpretação dela meio forçada, estereotipada demais, mas me comovi nas cenas finais com ela.

Um bom filme, com certeza. O trailer do filme já dá uma idéia:
Trailer de Preciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário