segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O melhor do RS

20 de setembro.
Danem-se as comemorações farroupilhas de culto ao gaúcho de lenço e bombacha, as músicas gaúchas, os CTGs de lógica conservadora e preconceituosa...Pra mim, essas coisas não representam o meu RS.

Não me acho bairrista, não acho que este Estado é melhor que qualquer outro, mas gosto desta terrinha. Talvez por aqui ter nascido e por não conhecer outros pagos...dã...óbvio.

Eu não me sinto gaúcha na Semana Farroupilha...
me sinto gaúcha quando tomo chimarrão todos os dias..
quando me pego falando "bah! capaz, tchê..."
me sinto gaúcha quando passo frio...quando vejo a neblina encobrindo os morros na ida para o Campus da UFSM...
quando estou em Caçapava na virada do ano acampando e ouvindo os grilos e o vento...
As coisas rurais, de quem morou quase 15 anos em uma chácara, com horta, pomar, bichos e lida campeira, me cheiram gauchismos, hehe.


Sinto-me gaúcha também quando escuto as músicas de Vítor Ramil com as letras do poeta João da Cunha Vargas...



E quando eu leio livros de autores e poetas gaúchos. Tantos talentos como Luis Antonio de Assis Brasil, Cyro Martins, Josué Guimarães, Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll, Fabrício Carpinejar, Luis Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Lya Luft etc...

Afinal, o que será que é uma "identidade gaúcha", tema tão estudado pela comunidade científica. gaúcha. Não sei...

5 comentários:

  1. Concordo com todos os apontamentos, Sil. Me lembro que por aí é bem comum ver uma galera "urbana" o ano todo e na semana farroupilha se "transformar" em gaúcho... Meio bobo, é como aquela epidemia generalizada entre os que são mesquinhos o ano todo e na época de Natal resolvem ser solidários. Que solidariedade é essa? e que gauchismo é aquele? Conservemos ambos os valores o ano todo, toda hora, todo lugar. Concordo que ser gaúcha (mesmo sendo fake como eu... e aqui no centrooeste "gaúcho" é o nome genérico pra todos que vêm do Sul)é se abastecer de cafeína com chimarrão, aprovar as coisas com um "tri", negar com um "bem capaz", falar cantado e responder sorrindo quando questionada sobre a precedência. Só não pode passar disso, dia 20 não é feriado, tive que trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim, esqueceste de citar Mário Quintana!

    ResponderExcluir
  3. "Lida campeira?" Puuuffffffffff! Forçou!

    ResponderExcluir
  4. Bonito texto e bela música. Me sinto gaúcha ao olhar para nossa Serra Geral, quando ando pelas pradarias em direção a Uruguaiana, quando como churrasco, carreteiro e toda nossa saborosa comida. Me sinto gaúcha, quando sou bem acolhida, tem gente muito acolhedora neste Rio Grande. As noites de lua sobre o guaíba e o por do sol sobre esse rio, que contemplamos muitas vezes quando moramos em Porto Alegre. Gosto da música gaúcha, mas não de qualquer uma: tem algumas com letras muito machistas. Gosto do chamamé. Mas reconheço que não gosto da arrogância que há em muito gaúchos que se acham".Tem até letra de música arrogante: "Deus é gaúcho..."oigate pretensão! E gosto de ver os homens de bombacha, acho bonito. Mas o tal desfile é mesmo uma fanfarra. Pobre dos cavalos, obrigados a cavalgar nos calçamentos e no asfalto, sem falar das longas cavalgadas, percorrendo mais de 300 quilômetros. Que culpa tem os bichos para merecer tamanho castigo? Tem essas besteiras sem sentido. E os sectarismos dos CTGs? Valha-me Deus!Mas tem lendas, poesias e músicas bonitas e é bom lembrar que tem quilombolas e com eles histórias de sofrimento e de resistência. E tem índios,que ainda resistem. E tem histórias e nomes de gente valorosa como Sepé Tiarajú.

    ResponderExcluir
  5. Bah! esqueci o Quintana. que gafe!!!
    É, mãe, "Deus é gaúcho" é o cúmulo. é que nem o "de modelo a toda terra". Por favor né! Isso só serve para o título mundial do Internacional, hehe.

    ResponderExcluir