sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A propósito de gauchismos...

O polêmico jornalista e professor Juremir Machado da Silva lançou recentemente o livro História regional da infâmia - O destino dos negros e outras iniquidades basileiras (ou como se produzem os imaginários) pela L & PM. Conforme o site da editora, se trata de um livro "que contesta os mitos que por séculos sustentaram o imaginário acerca da Revolução Farroupilha". Juremir "tira do pedestal da glória os grandes heróis da Revolução – Bento Gonçalves, David Canabarro, general Neto, Vicente da Fontoura, entre outros – e os devolve ao plano terreno dos mortais, revelando como interesses pessoais corroeram o lema revolucionário de “liberdade, igualdade e humanidade”. O autor também questiona a origem dos recursos financeiros que possibilitaram a Revolução Farroupilha. Por trás dos discursos abolicionistas havia o sistemático financiamento da luta armada com a venda de negros e promessas vazias de liberdade aos cativos que nela lutassem".

Lembrando que Juremir pesquisou o assunto durante três anos, estudou 15 mil documentos e teve o auxílio de mais 10 pesquisadores.
No Twitter do Juremir teve gaúcho muito indignado discutindo com ele sobre os mitos farroupilhas...
Amei a capa do livro com o cavalinho...

8 comentários:

  1. depois que fiquei sabendo que o vestido de prenda foi inventado pelo MTG ...

    ResponderExcluir
  2. muito bom...quem viu o filme:Neto perde sua alma¨¨, baseado em fatos históricos , lembra de uma cena em que cinquenta lanceiros negros foram
    deixados isolados na batalha final para serem esterminados pelos imperiais.

    ResponderExcluir
  3. os vestidos foram criados pelo MTG? Mas devem ser inspirados em vestimentas de uma época...roupas usadas pelas mulheres das altas classes..
    Bah, pai, boa lembrança do filme. Realmente a cena mostra bem o que fizeram com os lanceiros e as promessas não cumpridas...
    É preciso desvendar os mitos...

    ResponderExcluir
  4. olá,já havia lido um livro sobre este tema, lanceiros negros de geraldo hasse e guilherme kolling, olha esse link aí p dar uma geral do livro http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/jan06/extrato2.asp.

    ResponderExcluir
  5. Você viu pelo twitter que o autor está reclamando de perseguição e até recebeu ameaça de tomar uma sova? Mexer com o galpão é fogo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vinicius...que bom revê-lo por aqui...Sim, eu vi uns tweets do Juremir dizendo que foi ameaçado de levar uma surra. Ele mexeu num vespeiro mesmo. Vai levar pau de tudo quanto é lado...Fiquei curiosa para ler o livro..

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler o livro também. Adoro essa polêmica, apesar de ter sido até prenda de CTG na infância. hehe Acho que é legal até certo ponto a gente cultivar algumas tradições, o que não pode é a mentira a respeito da história continuar sendo levada adiante.

    ResponderExcluir
  8. Eu ia direto nos bailes da semana farroupilha,em Restinga Seca, mas sem o traje típico. Ia só pra agitar, haha. Não vejo problema nestes festejos. Concordo com a Lu; não pode haver exacerbação de uma história que não é tão gloriosa assim.

    ResponderExcluir