segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ela estava lá

Ela foi com esperança. Não conseguiu acompanhar muito de perto os jogos na Baixada, mas estava sempre ligada nas notícias do jornal e da TV. Sabia que o time tinha muita limitações, mas sempre lembrava da campanha de 2008 que lhe trouxe alegrias naquele estádio que passou a ser tão querido. Estava empolgada pela vitória do time contra o Cruzeiro na semana passada. Vestia a camiseta do Inter-SM comprada em 2008.

Chegou na Baixada no dia 02 de abril, sábado, acompanhada da amiga Francine e lá encontrou os amigos Marcelo e Manuela. Adquirou o hábito de sempre sentar no mesmo lugar na arquibancada geral. Superstição talvez. Sentiu a energia do Presidente Vargas, que não parava de lotar; a cada minuto que passava, mais pessoas iam chegando e tomando seus lugares. Crianças, idosos, adolescentes, jovens, homens e mulheres, um público bem diversificado. Alguns minutos antes do jogo, a uns seis metros onde estava sentada, começa a se organizar uma alegre charanga que fez a trilha musical perfeita até certo momento do jogo. Adorou a charanga e no final da partida chegou a conclusão que os músicos foram a melhor coisa do jogo. Antes do início do jogo, divertiu-se observando as pessoas, ouvindo conversas alheias, escutando os locutores falarem em rádios alheios. Curtiu a expectativa. Começou o jogo.

Ela gritou muito, falou palavrões, gesticulou, xingou o juiz, os jogadores, enfim; fez tudo o que a etiqueta de torcedor de estádio determina. De nada adiantou. Viu diante de si um time cheio de dificuldades, que não atacava, que perdia todos os lances, errava passes e se virava como podia com uma fraca defesa. Viu o Inter-SM levar três gols do Pelotas, um time que nada tem de especial. Testemunhou o rebaixamento do time. Uma torcida indo embora decepcionada. Ouviu torcedores gritarem "time sem vergonha".
Lembrou que o time estava há quatro anos na série A e que os últimos três anos foram de campanha ruim. Talvez a segunda divisão seja algo bom, pensou. É só futebol; se perde e se ganha.
No caminho pra casa parou para comer um xis. Resignou-se no resto da noite e adormeceu.

5 comentários:

  1. Ela é a Silvana. São boas vivências estar onde a multidão se encontra para rir, se divertir e...se frustrar. Mas acho genial que "ela" tire tempo pra isso. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha...textos em terceira pessoa. Silvana intimista me agrada!rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Sil está na hora de escrever e enriquecer esse blog. Já terminou o mestrado. Te liga, queremos novas matérias.

    ResponderExcluir
  4. Eu também estava lá. Acreditei e me frustrei. Quem sabe... foi melhor assim... O fracasso pode representar a oportunidade de começar tudo de novo, com planejamento e organização. Esta reflexão só consigo fazer agora! pois quem coloca o inter SM antes da dupla Gre-nal, tem mais dificuldade de usar a razão antes do coração!

    ResponderExcluir
  5. Só não deslocou a mandibula pq não houve gols do coloradinho!!!hehehehe.

    ResponderExcluir