domingo, 15 de fevereiro de 2009

Alunos dão um show na formatura das Ciências Biológicas

É raro ouvir bons discursos em formaturas, independente da instituição. Mais raro ainda é ouvir bons textos dos alunos, seja dos oradores como dos que fazem a homenagem aos pais. É complicado mesmo reunir as palavras certas em uma folha de papel. Mas, na sexta-feira, no Avenida Tênis Clube, os formandos da turma de Ciências Biológicas deram um show no que se refere à qualidade dos discursos proferidos. O que se ouviu foram textos carregados de sinceridade, honestidade e sentido, e que emocionaram o público. Como irmã de uma formanda, eu estava lá entre as centenas de pessoas que assistiram à bonita colação de grau dos futuros biólogos. Esta turma merece os parabéns mesmo...
As oradoras falaram do que é ser biólogo ou bióloga, de uma forma muito verdadeira. Um discurso sem tantas particularidades da turma, mas com um sentimento de coletividade, demonstrando que a Biologia se preocupa com o mundo, reunindo nesse mundo a natureza e as pessoas. As oradoras falaram do que significa ser biólogo hoje e os desafios a serem enfrentados. Foi muito bom mesmo;
Mas bom mesmo foi, desculpe, o discurso de homenagem aos pais elaborado pela minha irmã Alice. Tudo bem, tudo bem, sou super suspeita pra falar, mas tenho que dizer que o discurso dela foi muito bom. Diferente de todos os discursos de homenagem aos pais que já ouvi. Geralmente os discursos são semelhantes, até porque neste tipo de discurso já há estruturas pré-fixadas de pensamento. Mas a Alice mandou muito bem. Foi original porque mencionou os irmãos, os quais muitas vezes são esquecidos, mas que, como os pais, contribuem para a formação. No caso da Alice, que é a mais nova, isso é mais significativo ainda. A coitadinha viu todos nós nos formarmos e conviveu muito com a gente durante sua faculdade. Nessa parte, eu chorei, chorei bastante. Ela emocionou a nós três: eu, Lúcia e Pedro, seus irmãos. Parabéns Alice! Parabéns pelo teu texto, parabéns pela Formatura.

4 comentários:

  1. Oi Sil... Nem fala, só de ler já fiquei emocionada... Não podia esperar outra coisa de uma homenagem da Alice, porque ela é uma menina especial... de uma família especial! Coloca o discurso aqui pra gente!

    ResponderExcluir
  2. Ai,ai,ai...são todos suspeitos pra falar, seja quem for da família.hehehehe
    Mas valeu,Sil. Exageraste um pouco, mas valeu por expor que a minha formatura definitivamente não foi clichê. Os dicursos das oradoras e até mesmo da Paraninfa, foram gloriosos.
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oí Alice ! Gostaria muito de conhecer o seu discurdo de formatura. Estou fazendo pesquisa dos mais belos discursos de formatura para minha coleção. Meu e-mail: abelardosantiago@live.com.br. Caso você tenha interesse, eu enviaria a você alguns de minha coleção.

      Excluir
  3. Nossa, eu também preciso falar. Afinal sou a mãe e falo pelo pai tam É verdade,ouvindo as manifestações daquele dia,nos emocionamos e sentimos redobrada alegria por todos aqueles biólogos. Gente que está aí pensando na defesa da vida, enquanto tantos a vilependiam. De repente vimos na nossa menina uma mulher bióloga, séria, emocionada, proferindo a sua palavra de mulher, tão sincera,palavras tão comprometidas com o universo da vida, homenageando os pais, os irmãos e a vida. E aí penso nos outros: Lucia, Silvana e Pedro, cada um com seu próprio universo de riquezas pessoais, de comprometimento com a vida, nas diferentes áreas em que atuam. Sentimo-nos impulsionados a continuar na defesa da vida e na solidariedade. Tereza.

    ResponderExcluir