sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Operação Valquíria


Ai, ai. Hoje fui no cinema com o Alexandre Augusti, meu ex-colega de Faculdade de Jornalismo que hoje dá aula na Unipampa. A gente foi ver Operação Valquíria. Nossa! o nome impressiona, heim? Mas é só o nome mesmo porque o filme não tem nada de mais. É meio monótono. Eu até curto filmes parados, não sendo muito monótono porque senão eu durmo. Eu já tentei ver aquele filme "Bom Pastor" duas vezes, mas dormi nas duas tentativas.
Pois bem, Operação Valkíria é um filme bem feito. Tem uma história que acho que até vale a pena ser contada: que Hitler enfrentava resistência dentro de seu próprio exército, tendo grandes generais como seus inimigos. Fiquei tensa vendo o filme. Ele provoca um suspense, uma tensão interessantes porque tu ficas esperando para ver como aquilo vai terminar. Na verdade já sabemos que o General Rebelde, Tom Cruise, vai morrer no final porque a Operação acaba não dando certo.Mas somente no finalzinho isso acontece. Até o final, o filme leva a gente acreditar que Hitler teria morrido no tal do atentado e que os alemães rebeldes estavam com a vantagem. Esta tensão é um ponto positivo do filme. Mas também é só isso.
Alguns clichês: Tom Cruise, antes de ser fuzilado, adivinha o que acontece. Ele grita: "Vida longa a Alemanha" e pá! leva os tiros e tomba. Ao estilo: "Freedom!" que o Mel Gibson grita antes de ter sua cabeça decepada em Coração Valente. Ai, ai...
Outro clichê: o herói Tom Cruise se preocupa muito com sua mulher e filhos e até o final fica tentando telefonar para saber se eles estão bem. E no final ele tem um flashback do rosto da esposa, que, é claro, é muito, muito,muito apaixonada por ele.
E o Tom Cruise pra mim está com a mesma atuação de sempre. Aquela cara séria dos outros filmes dramáticos que já fez. Não vi nada de especial em sua atuação. É convincente. Pelo menos a cara dele tem que ser convincente para um filme ambientado na Alemanha com todo mundo falando inglês.
Ha, e tem uma hora que os personagens falam tão sério, mas tão sério que dá vontade de rir...Olha a carinha de ratinho com a boca aberta do Tom nessa foto. hihi

Nenhum comentário:

Postar um comentário