sábado, 13 de junho de 2009

Paragem do Tempo


Estive na Cesma quarta-feira à noite para o lançamento do documentário Paragem do Tempo, dirigido pela minha querida colega de faculdade, Carolina Berger. Saí meio frustrada porque resolveram passar somente 5 minutos do filme que tem 52 min. Mas, tudo bem. Assisti ao filme inteiro na quinta-feira, pela TV Brasil.
Eu não sabia quase nada da história de Minas do Camaquã e passei a conhecer aquela realidade através do filme da Carol. Isso é legal, visto que o filme foi transmitido para todo o Brasil. O filme é muito bom. Eu não sou boa para comentar filmes, mas sei reconhecer a qualidade de uma narrativa. E Paragem no Tempo tem toda a qualidade e o profissionalismo que o tornam um filme belo, humano e impactante também pelo que ele desvenda sobre um local e sua história.
No lançamento, a Carol comentou que o filme é a concretização de uma idéia antiga que ela tinha. Ela falou também do prazer que foi entrar em contato com os personagens do documentário. "É um filme sobre o tempo e sobre a relação das pessoas com um lugar que sempre representou o sustento delas", disse ela.
O jornalista Francisco Dalcol escreveu um excelente texto sobre o documentário na edição do Diário de sexta-feira. Ele falou da sugestão que há através das imagens, que aliás, são fotografias belíssimas. Imagens estáticas, poucos movimentos de câmera, contemplações...Uma das coisas mais impressionantes do filme são os sons captados...
Eu que conheço um pouquinho a Carol, a reconheci no filme. Principalmente pelas semelhanças narrativas que Paragem tem com Herança, o documentário que ela fez sobre o processo de desertificação de uma região do Estado.
Parabéns Carol!

Um comentário:

  1. rambém vi o documentário da carol. Gostei.Eu estive nas Minas em 1973, jogando futel. eu morava em Santaninha, a cidade fervilhava de pessoas e juventude. Agora pelo filme, o silêncio mora lá.Várias vezes durante vários segundos a câmara focava a estrada deserta...a resestência dos que ficaram...o retorno da natureza, da água ,dos ventos retomando o espaço e o tempo.

    ResponderExcluir