sábado, 29 de agosto de 2009

A bandeira de A Razão

Lamentável a matéria de política de A Razão de hoje, assinada por José Mauro Batista e Fabrício Minussi, que virou a manchete "As Farc tem gente na região", sobre uma suposta presença de membros das Farc no assentamento do MST em São Gabriel. Jornalismo declaratório puro. Um ruralista diz "há gente das Farcs em São Gabriel" e pronto, vira notícia. Simples assim. Não se checa nada, não se comprova nada, simplesmente se noticia como fosse verdade. Sim, o que vale é a frase dita. Sensacionalismo!!! Não há outra palavra para este tipo de reportagem.
É óbvio que a intenção de A Razão é dar voz ao tal Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul. É óbvio que se trata de uma tentativa de criminalizar o MST, associá-lo a práticas terroristas.
Teixeira aproveita o espaço para reforçar todo seu preconceito contra "pessoas de fora", acusa o MST pelo aumento de abigeato na região (sem comprovar tal afirmação e nem o Jornal se preocupou com isso) e ainda afirma que "a vinda dos sem-terra tensionou o município com invasões e confrontos" e que "essas pessoas vivem no ócio". Ha, claro, esqueci que são os produtores rurais gaúchos que levam o País nas costas, não é?". Coitados, sempre esquecidos pelo governo federal, sempre discriminados. "Eles (governo) tratam o produtor rural como inimigo", diz o ruralista. Ai, por favor!!!!
Ninguém merece esse tipo de jornalismo. Aliás, isso nem jornalismo é; é factóide, manchete produzida na cabeça de repórteres que acham que uma declaração, uma frase bombástica, faz uma notícia. Por que A Razão faz esse tipo de matéria? Por que A Razão gosta tanto de levantar a bandeira pela propriedade e pelos produtores rurais?
Quem quiser pode ler a matéria no site de A Razão.

4 comentários:

  1. Leandro Briese

    Lamentável, a que ponto chegou a 'A Razão'...

    ResponderExcluir
  2. Sil, essa do "jornal" A Razão, é simplesmente R-I-D-Í-C-U-L-A, nem precisamos gastar mais tempo e atenção com isso... e seu Mauro hein, quem diria....

    ResponderExcluir
  3. Meldels!!!!
    No Rádio a gente até dá voz às pessoas e depois vai atrás do contraponto, mas em um jornal impresso esse tipo de coisa é inadmissível. Que dessem uma coluna ao Tarso, mas usar uma declaração dele como manchete, SOCORRO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um escândalo o que a Razão fez com seus leitores... Vou cancelar minha assinatura, além da manchete escandalosa e irresponsável, esse produtor rural "coitadinho" agora, virou cronista de outros jornais também!Acho que o Sr.Tarso se enganou! As FARCs devem estar ensinando outras pessoas e não os sem terra, pois os tiros não foram dados por eles... Só para esclarecer, os supostos "inimigos" do governo, ganham incentivos para produzir,como empréstimos a juros baixos, prazos prorrogados, isenção de IR,etc...

    ResponderExcluir