quarta-feira, 9 de setembro de 2009

audiência na Câmara para discutir diploma

Amanhã, às 19h, na Câmara de Vereadores, tem uma audiência pública para discutir a decisão do STF que dispensou a exigência do diploma para o exercício de jornalismo. Hoje de manhã a vereadora Helen Cabral passou pelas salas de aula do curso de Jornalismo da UFSM para divulgar a audiência. Pretendo dar uma passada lá. Até para ouvir do povo as argumentações pró e contra; se bem que acho difícil que alguém se manifeste a favor da decisão do Supremo, hehe. Seria interessante para o debate. Afinal, estagiários de jornalismo que trabalham como jornalistas são profissionais não diplomados exercendo a profissão. Não são??

O tema da audiência é: "Exija informação de qualidade! Jornalista só com diploma". É...eu não sei o que é informação de qualidade. Seria um profissional de qualidade? Uma apuração de qualidade? Um texto de qualidade?

Seria bom se os vereadores se preocupassem em ter jornalistas de qualidade e diplomados. E lá tem. Mas tem também muitos estagiários, CCs fazendo às vezes de jornalista...Posso dizer, porque já trabalhei lá, que na Câmara de Vereadores há muitas, mas muitas pessoas, que "entendem" de jornalismo. A começar por certos vereadores que se acham "os" jornalistas; acham que entendem tudo de jornalismo. Usam o seu poder para "ensinar" os jornalistas diplomados lá de dentro. Triste. Será que eles vão participar da audiência? será que têm conhecimento dessa discussão?

3 comentários:

  1. Vereadores participando da audiência pública? Para discutir o diploma de jornalista? Hein? Repito? Hein??? Tirando a Helen (e talvez a Maria de Lourdes e a Sandra Rebelato, porque são da comissão tb), duvideodó...

    ResponderExcluir
  2. Muita gente, mas muuuuuuita pensa que sabe tudo de jornalismo.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, não é só na Câmara. Desde que voltei para SM, encontrei cada situação de desrespeito com a nossa profissão e total desconhecimento do nosso papel que daria para fazer um livro. Triste
    Abraços
    Fabi Machado

    ResponderExcluir