quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dopa a gurizada...

Muito estranha essa matéria do Diário de hoje, da página 9: "Para deixar a gurizada mais calma". Alunos indisciplinados de escolas municipais estão fazendo terapia para não serem mais indisciplinados. Só os alunos...Os professores não precisam, hehe.
Não sabia que a Secretaria Municipal da Educação tinha uma supervisora de fluxo de evasão e disciplina escolar. Nossa!!! carguinho complicado esse...
A matéria generaliza tudo ao falar de "problemas" como agressividade, hiperatividade e ansiedade dos alunos. Como se fosse muito simples diagnosticar hiperatividade. Não se pode ver uma criança mais agitada que as outras que vão logo dizendo que a pobrezinha é hiperativa. Hoje as crianças são mais estimuladas, tem um ritmo diferente, mas não quer dizer que sejam hiperativas. Acho eu.
Muitas vezes, o aluno que é mais falante, mais brincalhão, que tem mais energia, é tachado de hiperativo. Tem também aquele aluno que não leva desaforo pra casa, responde para a professora ou para os colegas, é mais atrevidinho que os demais, ou mais questionador: esse é o agressivo!!! Rebelde!!!! Indisciplinado!!! Deve ser tratado...Dopa!!! Tem que ficar todo mundo quietinho em sala de aula, ora essa!!
Indisciplina agora virou alvo de tratamento médico?? Meu Deus!

5 comentários:

  1. Também fui professora em escola e isso é coisa que não pretendo voltar a ser. Não acho que esteja preparada para lidar com tantas individualidades, tantas personalidades de alunos e tanta demagogia de profissionais que não conseguem aplicar com eficiência aquilo de bom que aprenderam nos bancos da faculdade. Uns não conseguem. Outros não querem. Salvo alguns raros professores que ainda podem ser exemplos de bons profissionais, o resto só está ali na escola para ganhar seu salário no fim do mês.

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  2. na matéria de ontem eram os indisciplinados que precisam ser 'tratados" no jornal de hoje[1~10] são os agressivos que precisam ser alvejados. E sempre com os mesmos métodos:identificação dos anormais, diagnósticoda da anomalia e medicação... e assim segue...logo mais estão enquadrando os que se recusam a aprender os conteúdos escolares, os repetentes, os professores que não ensinam, e a escola que devia ser esvaziada, pois contaminou a todos torna~se um lugar de confinamento obrigatório. Como pode tanta insanidade??? Dificilmente alguém questiona a escola com seus tempos, espaços e métodos destrutivos. Sempre o problema, são as pessoas a vida...Já é hora de inventar novos modos de aprender,de vivet,aliás ja existem, só as autoridades, e a propria escola com seus pedagogos não se dão conta.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Sempre mais fácil entupir as crianças de remédio do que enxergar a verdadeira realidade e questionar a esturutra escolar. Não há mais espaço para dizeres e fazeres que não sejam os tradicionais, ou seja, ficar um atrás do outro enfileirados, ouvindo o sabedor de conhecimento (professor) e se alfabetizando pelo método fônico. Tô é cansada de ver desculpas esfarrapadas pra não querer ver o fundo da questão: não cabe mais esta estrutura escolar que está aí...e professores sempre preferiram colocar a culpa nos alunos, afinal, quem é que está disposto a mudar, questionar e refletir sobre suas ações educativas? Eu percebo é que crianças estão perdendo o resto de infância que lhe resta, em função de um discurso homogênico e arbitrário de "conter" os indisciplinados.

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