sábado, 19 de setembro de 2009

Foi o 20

Então amanhã é Dia do Gaúcho. Ai, ai. Minha solidariedade a todos os jornalistas que estarão no batente cobrindo o Desfile do dia 20. Por questões de trabalho, tive que assistir ao desfile nos últimos três anos. Acho sempre meio igual. O palanque das autoridades, a voz que narra o que todo mundo está vendo na Avenida, as pessoas que se abancam ao longo da rua para assistir ao desfile e ainda xingam quando alguém passa na frente delas, crianças muito fofas com a indumentária gaúcha, e, claro, cavalos, cavalos, cavalos. Affff...E isso se repete todos os anos. É tudo sempre igual assim como são sempre iguais as matérias produzidas pelos jornalistas sobre o desfile. Sempre as mesmas informações, fotografias, entrevistas. É é assim no jornalismo. É o agendamento. Em pautas como essas, já existe um protocolo de coisas que devem ser abordadas e aí os textos se assemelham: "O dia de sol foi um elemento a mais para atrair o público para o desfile do dia do gaúcho". A expressão "resgatar ou manter as tradições" também é obrigatória. nos textos. A "paixão pelo Rio Grande", o "orgulho farroupilha" (dã), a "chama da tradição", "a novidade desse ano", e por aí vai.
Nunca curti muito Semana Farroupilha. Não vejo muito sentido em todas essas comemorações. Nunca coloquei um vestido de prenda e nunca tive vontade. Mas respeito e admiro quem goste.

4 comentários:

  1. Aliás, a professora Ângela Felippi fez sua tese de doutorado sobre o quanto o grupo RBS se vale do "orgulhodesergaucho" da população para manter uma certa hegemonia no estado.
    E realmente pode-se notar que a linha de ovação ao valor do cidadão gaúcho é característica do grupo. Uma espécie de massagem no ego que os leitores/ouvintes/telespectadores gostam de receber.

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  2. Exatamente Jardel. O lema da RBS, que a empresa segue no dia-a-da do jornalismo é: "onde estiver um gaúcho, a RBS lá estará ou estará cobrindo". Isso é tão forte que o grupo chega a ignorar alguns fatos quando não há gaúchos envolvidos. Às vezes, essa vontade de encaixar o RS em tudo chega a ser forçada. Tens razão quando diz que o grupo se vale desses orgulhos gaúchos para conquistar o consumidor.

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  3. Escrevi um texto mais ou menos nesse sentido no meu blog. Pior que paguei na pele. haha
    Depois de dizer que pra mim já passou a época de celebrar essas fajutas tradições, passei a noite de sábado saracoteando o vestido de prenda em um ctg em São Gabriel. Pior que estava muito bom!

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