quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Seminário

Blogs, twitter, orkut, enfim, redes sociais, jornalismo, business...Tudo isso foi discutido no 3º Seminário Blogs: redes socias e comunicação digital que ocorreu nessa segunda e terça-feira, dias 21 e 22, na Feevale, em Novo Hamburgo.
Eu fui lá apresentar um trabalho sobre blogs que eu fiz no ano passado como conclusão da Especialização em Comunicação pela Unifra.
No primeiro dia, assisti às palestras. O professor Rogério Christofoletti (UFSC) falou sobre a tensão que existe hoje entre os meios tradicionais de comunicação, as novas mídias e as redes sociais. Como o jornalismo vai se reinventar em meio às redes sociais e ao protagonismo do público na criação de mídias? Pois é...Christofoletti fez uma comparação meio inusitada entre os dinossauros e os jornalistas. Os dinossauros foram extintos e os jornalistas também podem ser?? Não sei...talvez sim, talvez não. Enfim, para o professor, o jornalismo está buscando meios de sobreviver no meio desse turbilhão.
A professora Ana Brambilla (PUC-RS) fez uma exposição sobre a relação entre as mídias tradicionais, como revistas, e as redes sociais, como o Orkut. Brambilla chamou a atenção para o fato de que as redes sociais são muitas vezes subestimadas por meios de comunicação e empresas.
Até que gostei dessas duas palestras porque o as seguintes foram só business em redes sociais. Edney Souza, o Interney, falou da empresa dele, a Pólvora, que cria blogs para outras empresas aumentarem seus lucros; André Pecini, do Google, falou sobre o Google e todas as suas ferramentas; Diogo Carvalho falou pelo blog Destemperados, um blog onde ele fala dos restaurantes que visita, da decoração, da comida. Foi uma palestra muito estranha; não consegui captar muito bem e fiquei me perguntando porque escolheram ele ou esse blog para entrar na programação do evento. Mas, enfim...
Na terça-feira, foram realizados os Grupos de Trabalho. Eu apresentei meu artigo no GT de Redes Sociais. Gostei de assistir às apresentações dos outros colegas. Muita gente estudando twitter, blogs, orkut. Uma pena que perdi as apresentações dos outros GTs. Todo mundo no meu GT, menos eu, tinha um laptop para ficar tuitando em tempo real. O pessoal não despluga nunca!!! Eu consegui ficar dois dias sem tuitar, blogar ou mesmo acessar à Internet.
De Santa Maria estavam além de mim, a professora Luciana Mielniczuk (UFSM) a Paolla, Wanglon, acadêmica de Jornalismo, o Leonardo Foletto - formado pela UFSM e mestre pela UFSC - e o Willian Araújo, formado pela UFSM e jornalista da Assembléia. Foi muito bom passear e andar de metrô com esse povo.
Os meus parabéns para a organização do Seminário.

(Na foto, da esquerda para a direita, as professoras Adriana Amaral, Luti, eu, Paolla e Foletto. A "arte" da foto é da Luti).

5 comentários:

  1. ui! naum quer mais comentarios la!
    kpoekepekpeo!

    'Quando Ciro, inteligentemente, elogiava Lula e suas políticas, aí é que os jornalistas ficavam intrigados e irritadinhos. Aff!!!'

    bem coisa de partidarios de PT mesmo!
    kkpoepoekpeoke!

    ResponderExcluir
  2. Anonimo...vc devia ter feito essa postagem no post sobre o assunto e não aqui. Acho que vc deve ter se atrapalhado. Vc não entendeu meu texto...vai ler de novo para tentar postar um comentário mais descente.

    ResponderExcluir
  3. Viu como é bom participar de evento e se sentir entre os "pares"?
    Não tem porque ficar nervosa...
    hehe
    bj

    ResponderExcluir
  4. Hihihi...entre os pares...não sei não. Mas, enfim, ficar nervosa, pra mim, já é normal. Fazer o que...

    ResponderExcluir
  5. e comentar aqui que o certo é "decente" e não "descente" pode ou tenho que esperar um post 'supostamente' mais decente, como por exemplo, aquele sobre os 21 jogadores em campo? affff

    ResponderExcluir