quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Semana da Pátria

Bah. Acordei hoje ouvindo o hino Nacional que estava tocando no pátio da escola que fica do lado do meu prédio. Que saco!!! Achei que já tinham largado esse hábito de tocar hino nacional na semana da pátria. Ouvir o hino me trouxe algumas lembranças da semana da pátria nos tempos escolares.
Eu tinha pavor de ficar enfileirada no pátio do colégio pra cantar o hino. Na real ninguém cantava, a gente ficava quietinho ouvindo a gravação. E quase sempre dava vontade de rir e a gente tinha que se segurar para não cair na gargalhada no meio do hino. É desse jeito que a gente acaba decorando o tal hino; uma semana inteira tendo que ouvir.
Sem falar quando faziam a gente marchar pela cidade. Que pesadelo! Eu me lembro de ter marchado por várias quadras em Restinga Seca. É ridículo só de pensar na cena.
Tarefas da semana da pátria: escrever uma redação sobre o Brasil. Afff!!! "Meu Brasil". Certa vez, a revoltada aqui escreveu uma redação falando mal do Brasil e a professora não gostou e mandou que eu escrevesse outra. Fui censurada.
E os cartazinhos de Educação Artística com o tema da pátria. Outro saco!!!
Era só bobagem. Não se fazia nada realmente educativo. Não se aproveitava a ocasião para alguma coisa mais séria, mais reflexiva.
Na real, o que importa mesmo é o feriado do dia sete de setembro, hehe.

6 comentários:

  1. Põe censura nisso. Até hoje eu quase bato palma pro hino...e não poooode,né? Falta de etiqueta.hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Sil...
    Fiquei traumatizada com os desfiles de Restinga. Sempre atrasada o passo na hora de marchar. Legítima "girafa sem coordenação".
    Mas faz parte da história de vida...hehe
    Bj
    Cla

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!!! Viu sil, meu quartinho tem posição privilegiada para acordar de manhâ cedo com hinos ou apitos...Não lembro de ter marchado nenhuma vez na semana da pátria, ou todos marchavam e eu não dava bola praquilo...sei lá.
    Bjão, AVC.

    ResponderExcluir
  4. Sim, estou começando a descobrir as desvantagens do teu quartinho. E tu não marchou porque fugia dos compromissos cívicos. E não me chama de AVC, sniffff...

    ResponderExcluir
  5. Otimo Silvana. Lembro de tudo isso e pior ainda to nessa, heehheh, mas este ano também me escapei dos compromissos na praça. Luciane

    ResponderExcluir