segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sintagmas significantes do signo interpretante

Bakhtin, Saussere, Peirce, Morris, Barthes, Ducrot, Todorov, Benvenist. Véron, Van Dijk..eram um bando de malucos que não tinham internet em casa.
Aí resolveram criar a tal da Semântica, Semiótica e Semiologia. Reuniram-se e combinaram: "a gente está entendiado aqui...vamos esmiuçar a linguagem, criar e detalher alguns conceitos como signo, significante, significado, sintagma, sema, morfema, dêixis, designata, intérprete, interpretante, locutor, enunciador, enunciado, linguística, semântica, sintaxe, semiose, pragmática etc, etc, etc. Baita ideia, galera. Uhuuu!!"
Bem felizes, criando nomenclaturas e teorias para explicar porque a gente fala, escreve e pensa; por que uma palavra é uma palavra e por que este copo se chama copo.
Queriam ferrar com as próximas gerações que se obrigariam a estudá-los e compreender suas teorias insanas. E agora eu tenho que tentar entender o que se passou na cabeça desses semanticistas, estruturalistas, pragmatistas, positivistas, saussureanos, peirceanos, bakhtinianos... haaaaaaaaa
É de pirar o cabeção...queria eu ter a metade da inteligência desses linguistas-gramáticos-pés-no-saco...
Sei que há coisas bem mais complexas que Linguística, como a Física e a Matemática, por exemplo. O problema é que tem linguista que adora uma matemática, adora uma gramática gerativa, uma teoria X-Barra, um quadrado semiótico cheio de flechinhas com Sintagma 1, Sintagma 2, Sintagma 3...
Que ódiooooooooooo......que tristezaaaaa...porque eu já estudei tudo isso, mas faz tempinho, não lembro mais...tenho memória de minigame, como diria um primo meu.
Por mais que eu estude...acho que nunca vou entender todas as teorias linguísticas a respeito dos signos. Linguísticos, não do zodíaco, estes são mais simples.

Esta piração toda aconteceu por causa de um trabalho acadêmico que me exigiu que pesquisasse o conceito de Semântica. Não achei que seria tão complexo.
Enfim...só estou desabafando depois de terminar parcialmente a tarefa. Não ficou muito bom...acho.
Ok. Chega de momento revolta.
Um agradecimento especial para o Leonardo @desobediente que me auxiliou e emprestou vários livros que estão nessa fotografia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário