quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

carnaval na Liberdade

Ontem fui dar uma conferida no carnaval da Avenida Liberdade. Pelo que li no jornal, perdi o melhor dia do carnaval que foi no domingo, com o desfile das escolas de Porto Alegre. Não curti muito ontem. Achei as escolas meio fraquinhas, mas não assisti a última, de Santo Ângelo. O desfile da Unidos do Itaimbé foi legal até. Foi bom ver a animação dos integrantes da escola. A comissão de frente bem ensaiadinha e a bateria muito boa também.

Cheguei as 23h30 e recém os blocos haviam passado pela Avenida. Eu não sei porque tanta demora...tinha um ventinho frio, garoa, e crianças e bebês já dormiam no colo de suas mães. A primeira escola começou a desfilar à meia noite. Haja paciência. Mesmo assim, arquibancadas estavam lotadas. Muita gente. Muita mesmo. Muitos brigadianos também. Devem ter colocado todo o efetivo pra trabalhar no carnaval; ou todos os policiais militares da cidade foram pra Avenida. Não sei se era necessário tanta segurança assim, mas acho importante, pois era muita junção mesmo. Chamou-me a atenção um brigadiano que tentava consolar e ajudar a uma criança, aos prantos, que teria se perdido de sua mãe.

Enfim, no mais, o mesmo de sempre. Jornalistas que acompanham a noite inteira de carnaval para depois produzirem textos com suas "impressões", dizendo que as escolas "empolgaram", que "nem a chuva atrapalhou a diversão dos foliões", entre tantos clichês irritantes que tenho lido nas "reportagens/colunas" de nossas jornais e televisão. Ontem, o Diário publicou uma crônica em forma de reportagem sobre o desfile de domingo na Liberdade. Texto narrado em primeira pessoa, bem subjetivo e opinativo, com relato das emoções e impressões do repórter. Poucas informações. Não tinha nem o número do público participante. Mesmo assim, me agrada essa mistura de gêneros jornalísticos num texto.

Mesmo achando que seria bem mais interessante para a cidade que ela pudesse assistir as suas próprias escolas na Avenida, é válido que a Prefeitura tenha se preocupado em fazer um carnaval de rua, nem que seja com escolas convidadas e apenas uma de Santa Maria. Válido porque realmente é povo que vai na Liberdade. É gente que vem de longe, de várias vilas de Santa Maria Na volta pra casa, quase duas da madrugada, havia famílias inteiras - idosos, crianças, mães com bebês de colo- subindo a Silva Jardim, dirigindo-se as suas casas. É uma festa popular mesmo, que oferece um carnaval a quem fica longe de clubes e praias.

Coisas engraçadas de se ver na Avenida Liberdade:
-políticos passando pela avenida e cumprimentando todo mundo...dã
-jornalistas passando pelo público com cara de blasé...tipo "eu estou aqui trabalhando, ok...". Sim, eu sei que estão trabalhando...
-um segmento masculino que vai na Avenida só pra "taradear" mesmo.
-pessoas que não tem nada a ver com o carnaval, mas que ficam desfilando com seus crachás de passe livre.
-camisinhas em forma de balão voando pela arquibancada.

Coisas tristes da Avenida:
-crianças vendendo cerveja
-público cansado devido ao atraso das escolas
-muito lixo no chão
-bêbados totalmente sem noção sambando...
-eu, pouco animada...

3 comentários:

  1. Observaste bem, Silvana, já que este ano não havia disputa por título de campeão do Carnaval, a cobertura foi em forma de crônicas, inpirado no "Estrelas do Mar", de ZH. Fiz uma avaliação pro pessoal que teríamos de ter feito um cabeçalho diferenciado porque muita gente não entendeu que não era uma reportagem.

    Sobre os dados de público: não tinha porque nem prefeitura nem BM forneceram estimativas.

    Um abraço,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Ok. Obrigada pelos esclarecimentos. Eu estranhei porque estava em forma de reportagem e era um texto bem pessoal, interessante. Abraço pra ti tb.

    ResponderExcluir
  3. bem, eu era uma das pessoas com crácha identificando "estou trabalhando, ok", mas nem por isso deixei a animação de lado, jamais...rsrsrss
    Gostei da sua avaliação, apesar de eu ter gostado bem mais do desfile dasescolas da terça-feira, domingo estava mais interessante trabalhar! No outro post vc falou que não acompanhou a escola de Santo Ângelo, uma pena, na minha opinião, foi a mais bonita e completa escola carnavalesca convidada!
    Neguinha, milhões de beijos ..... saudades
    Dai Köhler

    ResponderExcluir