segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinco anos e projetos legais...

Arrá. Em março de 2005, eu profetizei quando fiz uma matéria sobre o Macondo Lugar no Jornal A Razão, hahaha. O título da reportagem foi "Mais que um bar" e o texto explicava a intenção dos proprietários da casa de shows em transformar o lugar em espaço de manifestações culturais, abrigando iniciativas das artes plásticas, teatro, cinema e música.
Eu tô de brincadeira!! Claro que eu nao profetizei nada. A ideia dos guris era essa mesmo. De lá pra cá, várias coisas aconteceram. E o Macondo, agora Macondo Coletivo, completa cinco anos, neste mês, com projetos culturais bem legais e boas perspectivas.
Festival Independente de Teatro de Santa Maria (Fetism), Festival Macondo Circus, Grito Rock, Sala Dobradiça, Palco Fora do Eixo, Macondo Cineclube. Estas são algumas das iniciativas que foram desenvolvidas com apoio direto do Macondo Coletivo.

A Sala Dobradiça completou um ano. Não sou do ramo, mas acredito que é um dos espaços de arte mais importantes da cidade. Da mesma forma, o Fetism, em 2009, teve bom público, trazendo peças de qualidade. O Palco Fora do Eixo está aí oferecendo oficinas gratuitas e agregando grupos teatrais independentes da cidade. O lançamento do Palco é amanhã, a partir das 21h, no Zeppelin (cartaz). E no dia 25 já tem atividade na Praça Saldanha Marinho, às 19h.

E agora, o Macondo se mete no mundo do cinema. Vamos ver se vai ter estrutura e fôlego para a empreitada. Nesta terça-feira, às 19h30, o Macondo Cineclube tem sua estreia com o filme Sobre Café e Cigarros (cartaz) que vale a pena assistir. Como também vale a pena ficar para ouvir os comentários de Guilherme Corrêa.

Quase todos os projetos têm blog e twitter e isso é fundamental para divulgação dos projetos e eventos. Como também é fundamental mantê-los atualizados. O do Macondo Coletivo não é atualizado desde o dia 10 de março.

Meus parabéns ao Macondo Lugar - porque precisamos de um bar, hehe, e vida longa ao Macondo Coletivo - porque precisamos de cultura e arte.

4 comentários:

  1. Valeu Silvana, parabéns mesmo. Algumas atividades acompanhei e gostei muuuuito. Embora o "avançado da idade" vou ver se participo mais este ano. Parabéns a gurizada que toca esse barco, alguns nem tão "guris" não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela força Sil!! Sobre a atualização do blog, tu tem razão, a gente não consegue atualizar eles como gostaria. Estamos precisando de ajuda. Te habilita?

    ResponderExcluir
  3. tu tem parte nesse macondo?
    lendo de longe, parece que é só isso que tem na noite de santa maria
    ou que vc só escreve sobre o mesmo lugar pra faturar com isso
    issso é jornalismo?

    ResponderExcluir
  4. Não faturo com isso, não, Anônimo!! É o lugar que eu frequento. Este blog é meu espaço e acho que posso falar sobre o que eu quiser, né.
    E tu parece um retardado com teus comentários. Este blog não tem jornalismo como tema único...E tu, pelo jeito, nada entende de jornalismo.

    ResponderExcluir