quarta-feira, 6 de outubro de 2010

#Eleições 2010 (4)

Todo mundo dizendo que o primeiro turno da eleição foi morno e tal...Mas queriam o que?
Quem sabe a gente tenta elencar aqui, então, os destaques dessas eleições. A mídia adora fazer isso...
O que marcou o pleito de 2010...

- Tiririca. "Vote Tiririca. Pior do que está não fica". Hahaha. Tem que rir pra não chorar né. Acredito que antes de chamar todos os eleitores do Tiririca de burros, precisamos tentar entender este fenômeno. Eu ainda tô matutando. Voto de protesto? Identificação com uma figura popular e midiática? Não sei...vamos pensar...
O Muniz Sodré escreveu sobre isso no site do Observatório de Imprensa.
No blog do Papo de Homem também tem um texto falando das subcelebridades que se se candidatam e sobre o tal voto de protesto.
E não me venham os gaúchos criticar os paulistas por ter eleito o Tiririca porque nós elegemos o Danrlei e Deus Goleiro, o Mano Changes e a Ana Velha Lemos. E o RJ elegeu Romário e Bebeto.

- Marina verde fenômeno de votos. Apesar do discursinho vazio, meio irreal e abstrato, ela conseguiu mobilizar 20% dos eleitores. Como? Pessoas que não querem o Serra, mas também não foram tocados pela campanha de Dilma. Marina conseguiu chegar a esse eleitorado...Para pensar também...
Aí vai um texto interessante: http://www.idelberavelar.com/
E aqui outro: http://www.twitlonger.com/show/6b44f4

-Twitter. Sim. Não tem mais graça eleição sem Twitter ou Internet. Adeus TV, jornais e meios estáticos e pouco interativos!
Aproveito para linkar um excelente post do Tiago Dória intitulado "Eleições 2010: internet reforça militância e 'mídia cidadã'".

2 comentários:

  1. Silvana,
    Só a democracia nos permite vivenciar estes momentos. Só a democracia nos permite eleições a cada dois anos. Só a democracia nos outorga o direito de escolher e alternar nossos representantes. O Tiririca é o palhaço da vez. Onde está escrito que ele não saberá representar seus eleitores e que não será um bom parlamentar? O preconceito não contribui para o fortalecimento da democracia e para a plena cidadania. Feliz é o país em que cada cidadão pode votar e ser votado.
    Abraço.
    Aramis

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Aramis. Acho que tem um grande preconceito nessas críticas impensadas relacionadas ao Tiririca. Não podemos afirmar que o cidadão Tiririca não vá ser um bom parlamentar.E como tu reforçaste, só a democracia permite essas possibilidades e não podemos restringi-la.

    ResponderExcluir