domingo, 24 de outubro de 2010

#comofaz

É interessante observar como as pessoas se comunicam nas redes sociais. Nos blogs, o texto é cheio de pessoalidade. A linguagem é mais informal, livre, inclusive nos jornalísticos. O querido jornalista santa-mariense Leonardo Foletto observou muito bem, em sua dissertação, estas características específicas da linguagem dos blogs. A professora e pesquisadora Raquel Recuero também se dedica ao estudo das linguagens das redes sociais. Para ela, os blogs, por exemplo, são discursos pessoais. Aliás, Recuero publicou um interessante texto sobre o porquê do Twitter ser tão popular no Brasil. Leia aqui.

E o Twitter? O que caracteriza os seus escritos além do limite de 140 caracteres?

Várias coisas...

Navegando pelo microblog, rede social, rede de informação, whatever, dá pra notar a ocorrência de alguns modos de dizer, uma espécie de código linguístico que influencia os participantes na hora de escrever em 140 caracteres. Esta construção de uma textualidade do Twitter renderia um artigo bem legal, mas como estou sem paciência para ir atrás de referencial teórico sobre linguagens de redes sociais, objeto empírico, contexto e o escambal, vou escrever só um post mesmo, com observações bem banais. Depois até posso pensar em escrever algo mais "acadêmico". Aliás, já devem ter produzido estudos sobre isso, mas eu não vou pesquisar no Google. Afinal, sempre há artigos sobre todos os fenômenos sociais. E isso é bom. Ou não.

Então..Elenquei abaixo algumas observações referentes à construção da mensagem do Twitter, os dizeres que costumo ver e usar na minha timeline.

Hashtag
A hashtag, caracterizada pelo sinal sustenido (#) serve para etiquetar os assuntos. Ela facilita a pesquisa de informações no Twitter. Hashtags como #dilma13, por exemplo, quando clicada, vai trazer à tona tudo que foi dito no Twitter sobre a Dilma, as eleições etc. Nos últimos dias também vimos as hashtags #vejamente, #globomente etc. Outro exemplo: se neste ano a hashtag do Macondo Circus for #circus2010, todas as mensagens sobre o Festival podem vir acompanhada da hashtag, que será usada caso alguém queira pesquisar sobre o evento.

-#tudosustenido. #comofaz pra economizar caracteres além de abreviar tudo?
A questão é que o sustenido, que marca a hashtag, não tem só a função de etiquetar um assunto. O que se nota no Twitter é que qualquer dizer, com os mais diversos fins, pode vir acompanhado do famosinho #.

O #comofaz é uma das "hashtags" mais comuns da rede. Sinaliza dúvida, apelo, pedido de conselhos ou sugestões, ou uma simples reflexão da pessoa. Além disso, serve para economizar caracteres. O #comofaz também já foi incorporado às conversas face to face, sem mediação do computador.
Outro sustenido famoso é o #prontofalei. É a marca de opiniões e palpites. "Eu não suporto gente fumando do meu lado. #prontofalei", por exemplo, hahaha. Também pode caraterizar a publicização de altas revelações ou segredos. Ou insanidades como o sustenido #aloka, um dos mais divertidos do Twitter. Serve pra tudo. Ex: "Hoje estou com vontade de beijar muuuito. Vou barbarizar. #aloka". Hahaha.

O sustenido também serve para sinalizar o tema do tuite. Por exemplo, se eu tuitar: "vontade de espancar o primeiro que me aparecer na frente #tpmfeelings". O sustenido sinaliza que eu estou na TPM. Aliás, o #whateverfeelings (qualquercoisa feelings) é muito usado na expressão de qualquer tipo de sentimento.
Só que o sustenido também pode não ter sentido algum. Podemos usá-lo só pra economizar carateres, já que no sustenido não há espaços entre as palavras, ou para finalizar pensamentos, resumir a intenção do tweet.

Um olá pra quem
Esse dizer é muito legal porque se refere a relatos cotidianos, da vida pessoal e profissional, que podem acontecer com qualquer pessoa. E podem estar associados a hashtags malucas, tipo:
"um bom dia pra quem acordou às sete da manhã, saiu correndo sem tomar café e perdeu o ônibus. #comeceibemodia "
"uma boa noite pra quem vai ficar em casa estudando enquanto os amigos se embebedam por aí. #eusoufelizassim"

Partiu
Como o nosso username já aparece no tweet, pra que escrever "eu" ou "fui" fazer tal coisa?. Vamos simplificar e usar só o "partiu":
"partiu para o trabalho...."; " partiu para o Campus". "partiu pra beber todas..." etc.

desplugando em 3...2...1...
Outra forma de dizer que está saindo do Twitter para a "vida real", haha.
"Saindo em 3, 2, 1..."
Já vi outros usos também, como: "Se irritando em 3, 2, 1..."

Há ainda as brincadeiras do Twitter:
#tuiteumacoisadecriança
#tuitecoisasantigas
#tuiteaPQP (ops!, hehe)
Ha!, também tem as séries:
Eu odeio...ou eu não suporto...
Eu amo...ou eu adoro

É muita coisa relacionada à textualidade do Twitter. Este post já está muito longo e eu
#odeiogentequeescrevepostmuitocomprido
#aloka

10 comentários:

  1. Não sei se isso é sinal de velhice ou é só desinformação.
    Não entendi lhufas do que se trata esse post... Mais, acho que escreveste em outra lingua.
    Se o sentido de sustenido é de facilitar a comunicação, a sua lógica não funciona na minha cabeça oca.
    ###odeiosustenidos####

    ResponderExcluir
  2. Postagem bem legal. Mas pra gente que não entendeu, como Pedro, já pensou que perigo se a moda dos sustenidos (ou jogo-da-velha, ou chiqueirinho... só acho o fim chamar asterisco de estrela, como fazem as gravações da Claro) pega em toda a rede? #medo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tb. não entendi tudo, mas foi uma baita aula! Que sabedoria! Também, lemos um texto de uma quase mestra no assunt!. Bom texto, rico e criativo. Não cansa de ler porque é divertido.

    ResponderExcluir
  4. Pita! Se tu usasse mais o twitter e seguisse mais pessoas, tu entenderia melhor o post. Bem feito! É a mesma coisa qdo tu começa a falar mediquês e a gente fica boiando! blé pra ti!
    Obrigada Ju. Tb tenho #medo que isso pegue em toda a rede. São as novas linguagens. Só cuidar pra não escrever as coisas em sustenido numa prova, por exemplo, hahaha.
    Mãe!! menos né. Eu pesquiso blogs e não twitter. Este post tem só algumas observações sobre os escritos no twitter. E deu. Tá raso. #podiaestarbemmelhor

    ResponderExcluir
  5. #pedroloser #silsempremonga #maebabaovo

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana!
    Tu sabes o que é pita em sanscrito?
    Pita é um docha, isto é;o tipo fisico e emocional da pessoa, igual a terra, fogo,ar. e agua . E o docha pita significa fogo!
    Quanto ao twiter não entendi nada, desculpa pela ignorancia!!!!
    Leio sempre teu blogg, não faço comentários porque acho que sou muito ignorante nos assuntos discutidos.
    Bjs da tia Eliza

    ResponderExcluir
  7. hi! friend, Could you exchange link with my site? it is new, do hope you do not mind

    to exchange link
    Here's mine
    http://khdoc.blogspot.com/

    http://khmergay.nibblebit.com/
    http://amangay.blogspot.com/
    cheer,

    ResponderExcluir
  8. hahahahaha, achou que a mãe não entendeu que Pita=Peter=Pedro em Inglês. E entrou nesse assunto ayurvédico pra não ficar tão por fora! Ai, se ela tivesse twitter #queroaelizanotwitter

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post! Sem dúvida é interessante observar essas novas formas de se comunicar que surgiram com o twitter #prontofalei :)

    ResponderExcluir