terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lobisomens e carnaval


Bah. Está difícil de ler jornal ou ver TV em época de Carnaval. Tudo bem, eu entendo. Nessa época, tudo para, não há muitas notícias para inventar, as pessoas viajam, é difícil de achá-las. Acaba que as manchetes são as festas de carnaval, afogamentos em balneários, acidentes múltiplos e a febre amarela que ainda rende pautas.
Mas hoje, por favor. A RBS TV Santa Maria se superou. Produziram uma matéria longa sobre lobisomens. Quando vejo esse tipo de matéria eu me questiono sobre minhas noções de jornalismo. A gente costuma trabalhar com fatos e referências "reais" e lobisomen, digamos que sua existência ainda não foi devidamente comprovada. Acho que a idéia do Telejornal era brincar mesmo com o imaginário popular do lobisomen, pegando como gancho o caso de uma garota de São Sepé que diz ter sido atacada por um homem que fugiu correndo de quatro, como um cão. Hahahaha. Ai, ai...Tudo bem, a matéria até que ficou legal. Acho que estou sendo bem chatinha de criticá-la enquanto VT de um telejornal que se sustenta em divulgar diariamente notícias racionais. Por isso até, meu estranhamento.
E de tarde, lendo o Diário, poxa vida.! Na capa do Diário 2, fotos e mais fotos das musas do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. Nossa, muito interessante! Alto interesse público. Será que não tinha mais nada para por na capa do caderno cultural? Pode até ser o tema carnaval, mas poderia então colocar um texto com uma outra perspectiva sobre esta questão das musas...
ok. Estou falando como leitora e ignorando que os jornalistas merecem uma folga no Carnaval, por isso acabam jogando qualquer coisa pra baixar as páginas o mais rápido possível e ir embora curtir um descanso merecido. Tá bem.

5 comentários:

  1. Interessante tua análise sobre o que é publicado nos jornais locais ( tv e jornal). Mas tenho dúvida quando tu fala sobre o jornalismo que procura lidar com fatos e referências reais. Acho que há muito não se publica mais realidade de tal forma prefiro que se fabrique idiotices como o lobisomem ou ET de varginha do que notícias que tenham status de realidade como que apareceu frequentemente sobre a guerra na faixa de gaza. Por último adoro quando sai mulher de biquini no jornal, total eu só leio as figuras além das tiras e os quadrinhos.

    ResponderExcluir
  2. Hum....é, berm argumentado. Vou pensar numa resposta boa.

    ResponderExcluir
  3. Silvana
    primeiro parabéns pelo blog e pelos assuntos abordados.Tive o privilégio de tê-la como estagiária na Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores. Alguns me criticaram pela escolha. Estava certo na época e agora tenho mais certeza disso.Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Francisco...Obrigada pelo teu comentário. E te agradeço por ter ficado lá. Foi muito bom pra mim. Pena que a gente não conviveu mais tempo. Sucesso pra ti tb!

    ResponderExcluir
  5. O melhor nessa matéria foi as fontes. Cara ele colocaram até o César, famoso Morcego (dos bebados vagabundos mais folclóricos de santa maria).

    Eduardo Ramos

    ResponderExcluir