domingo, 3 de maio de 2009

As viagens de Schirmer


Muito pertinente a matéria do Diário de Santa Maria, publicada neste final de semana, sobre as viagens do nosso prefeito Cezar Schirmer. Quando a Câmara de Vereadores, órgão fiscalizador, não questiona alguns assuntos, cabe a imprensa fazê-lo e com toda a legitimidade.
Considero importante que a população saiba mais detalhes sobre estas agendas, afinal, como se viu na matéria, alguns deslocamentos foram financiados por dinheiro público. Não adianta vir dizer que as viagens são necessárias e ocultar o que todos querem saber: as justificativas das viagens, o que realmente elas podem trazer de útil. Não sei...tem alguns eventos ali que eu não acho que sejam imprescindíveis. Será que é necessária a participação do Prefeito e Secretário num Seminário sobre educação em São Paulo? Ou ir até o Rio de Janeiro para dizer: "Venham, venham rodar cenas do filme Senhores da Guerra aqui em SM. Queremos vocês". Se o filme é sobre Dr Bozzano, é meio óbvio que terá cenas aqui e que a Prefeitura vai ajudar. Sei lá...penso eu...
Schirmer também foi a Brasília se reunir com ministros do STF. Conforme o Diário, o prefeito foi "levar aos ministros argumentos para que votem contra a obrigatoriedade das prefeituras em fornecer 100% dos medicamentos para a população" Nossa! Realmente, prefeito, em se tratando de ministros do Supremo, "levar argumentos" pode ser útil pra eles. Ter argumentos é sempre bom. Hihi. Que maldade!...
Dia desses escutei no rádio que o prefeito foi a Porto Alegre encontrar-se com a governadora. Motivo divulgado pela assessoria de imprensa: "tratar de assuntos de interesse da cidade". Por favor! Que obviedade! Acho uma falta de respeito até. É como dizer: "É importante a viagem e nós não temos que dar satisfações agora Depois falaremos".
Acredito que o Prefeitura tem obrigação de informar com mais detalhes sobre a agenda do Prefeito quando este vai viajar. Onde vai, com quem vai se encontrar, que assunto vai tratar e o que isso pode reverter para a cidade. Estou falando de viagens oficiais, é óbvio, hihi. Não importa se os resultados serão a longo prazo porque compreendo que muitas viagens são feitas visando projetos futuros. Isso é normal. Nada contra.
Mas, em época de polêmica política com viagens, é bom não se descuidar.

2 comentários:

  1. Muito pertinente teu comentário sobre as viagens do Prefeito. Essa viagem a São Paulo pode ter sim um propósito: apreender os caminhos obscuros para implantar a precarização extrema da educação pública. Afinal o Serra conseguiu a proeza de ter, na rede pública, aproximadamente 50% de professores EVENTUAIS (que não possuem nenhum tipo de vínculo trabalhista e não se enquadram em nenhuma forma legal da legislação). Esses trabalhadores também não criam nenhum vínculo com a comunidade escolar e graças ao alinhamento curricular, realizado através de mal elaboradas cartilhas. O professor precário, quando chamado, pega a cartilha e cumpre a ordem: "olha, a turma está aqui nesta lição, vai em frente"! E está preparada a aula. E esses profissionais perambulam de periferia em periferia, ganhando uma miséria, sem nenhuma garantia. Será que o prefeito foi buscar esse modelo para Sta.Maria? É o modelo do PSDB e que a (des)governadora quer implantar aqui. Precisamos resistir!

    ResponderExcluir
  2. Importantíssima tua lembrança. São Paulo realmente não é o melhor modelo de educação pelo teu relato. Precisa ir até São Paulo para "trocar experiências"?. Cadê a valorização das pessoas da cidade, da UNiversidade? Por que Schirmer e Aguirre não vão até o Centro de Educação da UFSM trocar experiências com os educadores de lá? Ai, ai.

    ResponderExcluir