quarta-feira, 13 de maio de 2009

vagueza

Vagueza: desconversar, dar respostas evasivas para omitir informações ou para omitir um estado de desinformação. Ser evasivo é uma arte e pode até ser uma virtude dependendo do caso. Nós, jornalistas, estamos acostumados a entrevistar pessoas que se utilizam da vagueza na hora de prestar "esclarecimentos".
A entrevista do prefeito Cezar Schirmer, hoje pela manhã, na rádio Santamariense, foi um pouco assim. Algumas respostas vagas e imprecisas aliadas a um entrevistador que poderia ter sido um pouco mais provocativo contribuiram para um resultado final com pouca informação e muito falatório. Pareceu-me que o prefeito não se preparou muito para a entrevista, pois suas respostas não foram muito convincentes.
Há autoridades que acham que se garantem em qualquer situação. Mesmo com a entrevista agendada, não se preocupam em coletar informações, checar coisas que se referem a perguntas óbvias, ou mesmo aproveitar o espaço para divulgar ações concretas, aspectos positivos. Nada disso.
A primeira pergunta feita a Schimer foi sobre a vinda de Cezar Busatto, que irá ficar três meses na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. TRÊS MESES!! Busatto vai "estruturar" uma secretaria que não existia antes. O prefeito ainda disse que hoje ele acumula a função e que a população não está pagando a mais por isso. Ai, por favor"!!!. Obrigada, prefeito, o senhor é tão generoso!!!
Ao responder às críticas de que Busatto não é de SM, o prefeito fez uma comparação infeliz. Citou o reitor da UFSM, que é de Caxias, como exemplo. Não sei precisar há quanto tempo Lima está em SM, mas com certeza não há parâmetros para compará-lo a Buzatto. Lima construiu uma história aqui na cidade.
Pela entrevista, também notei que o Prefeito ainda não desencarnou do discurso de candidato. Continua justificando questões apontando para o governo anterior. Coisa mais irritante! Ao ser perguntado sobre o concurso público municipal e a possibilidade de mais pessoas serem chamadas, disse que "este é um problema que não veio comigo, mas...bla bla bla". Não veio com ele...sei. Mas quem é o prefeito agora?
"As paradas de ônibus dessa cidade são uma vergonha", disse Schirmer ao "responder" a pergunta de um ouvinte sobre as prometidas melhoras que as empresas deveriam estar fazendo depois do aumento da passagem do transporte coletivo. Sim, as paradas são umas porcarias. Que bom que o senhor percebeu, prefeito.
Quem sabe a Prefeitura para de fazer "sessão recuerdos" e coloca o preto no branco: vamos fazer isso, não vamos fazer isso. Não se pode ficar em cima do muro o tempo todo. Decisões terão que ser tomadas e com certeza, haverá pessoas contentes e descontentes. Sempre foi assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário